8ª edição dos Jogos Cooperativos reúne 10 cidades em Embu das Artes

Por | 28/05/2012

Idosos de 10 cidades da região prestigiaram a abertura da 8ª edição dos Jogos Cooperativos de Embu das Artes na terça-feira, 22, no Ginásio Municipal Hermínio Espósito. Esbanjando disposição e alegria eles fizeram a festa do público presente mostrando que idade avançada não precisa ser sinônimo de sedentarismo ou exclusão. Quem assistiu as apresentações culturais feitas pelas delegações das cidades pode comprovar que os idosos podem e fazem a diferença quando são bem tratados e valorizados.

Marcaram presença no evento as cidades de Cotia, Carapicuíba, Barueri, Francisco Morato, Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, São Lourenço, Itapecerica da Serra, Cajamar e São Lourenço.

O deputado estadual, Geraldo Cruz defendeu a importância das políticas públicas de inclusão dos idosos e falou sobre o projeto de iniciativa popular que ele pretende apresentar visando garantir aos idosos acima de 60 anos uma carteira única em todo estado de gratuidade no transporte público. Ele lembrou as características peculiares dos jogos que os diferenciam das competições tradicionais.

“É preciso decisão política para investir em políticas públicas de inclusão para a melhor idade. As cidades que participam dos jogos demonstram essa disposição política”, salientou Geraldo Cruz.

A maioria dos participantes dos jogos está acima dos 60 anos, mas, a vontade de fazer bonito nas apresentações lembra em tudo a vivacidade juvenil. Os idosos aceitaram o desafio de apresentar dança do ventre, dança indiana e até encenar o drama dos sertanejos que sofrem com a seca e suportam a saudade quando vão para longe de suas terras. Fizeram bonito e arrancaram aplausos de uma animada plateia composta em sua maioria por integrantes da chamada melhor idade.

A descrição de melhor idade está diretamente relacionada a experiência de vida que eles acumulam e também a fase onde podem e devem desfrutar um pouco melhor a existência. Ao menos é assim que defende dona Sueli Santos, 76 anos, uma das bailarinas da delegação de Cajamar. Ela admite que após participar das atividades para idosos na cidade melhorou as condições de saúde e até o relacionamento com as outras pessoas e a família.

“É muito bom ver que as pessoas ficam surpresas com o que fazemos. Estamos vivos e bem, queremos mostrar isso”, afirma.

Animada, imbuída pelo espírito de cooperação dos jogos e uniformizada com as cores da bandeira da cidade a delegação de Embu das Artes lotou o lado esquerdo do ginásio.

Na solenidade de abertura dos jogos o prefeito Chico Brito defendeu a importância da inclusão social dos idosos por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer. Ele lembrou que em 2001 Embu das Artes tinha um único grupo de melhor idade e atualmente possui 25. “Fiquei emocionado ao entrar aqui e encontrar os idosos da cidade uniformizados e com tamanho astral”, disse o prefeito.