CDHU se compromete a resolver problemas nos conjuntos habitacionais em Embu das Artes

Por | 12/04/2012

O deputado Geraldo Cruz e uma comissão de moradores estiveram reunidos, dia 3/4, com o presidente da CDHU, Antonio Carlos do Amaral Filho, para expor e encaminhar a resolução dos muitos problemas enfrentados nos conjuntos habitacionais Embu K e Embu N.

“Após a entrega dos apartamentos foram encontradas irregularidades que afetam a segurança e a qualidade de vida dos moradores de uma obra pública, bancada com dinheiro público e que deveria atender os princípios básicos da legislação, e não uma obra que já apresenta infiltrações que comprometem até a estabilidade dos prédios”, explicou o parlamentar durante a reunião.

No dia seguinte (4/4), após entendimento entre as partes, membros da CDHU, da empreiteira responsável pela obra, moradores e a assessoria do Dep. Geraldo Cruz vistoriaram os empreendimentos, podendo constatar a realidade das pendências relatadas e ficou estabelecido que em 15 dias será apresentado um cronograma de obras para as pendências apontadas:

- Embu K – o mais antigo com 1088 apartamentos, localizado entre o Jd. Santa Tereza e Valo Verde. 123 apartamentos foram destinados para moradores de Embu das Artes retirados de áreas de urbanização e áreas de risco em meados de julho de 2011. Entre os apartamentos entregues, na fase K3, no bloco 13 existem várias pendências:

  1. Não houve regularização da energia elétrica, mais precisamente, a empreiteira não cadastrou os relógios de luz junto à Eletropaulo;
  2. A área de uso comum do prédio no momento da entrega dos apartamentos não possuía pára-raios, o equipamento de combate a incêndio está danificado, escadarias com buracos.
  3. Falta de cabeamento telefônico e de internet;
  4. Não houve acompanhamento social para orientar a formação de condomínio, convivência em condomínio, que culminou no uso da área comum do prédio para fins privados (um morador montou um lava-rápido e oficina);
  5. Não há regularização fundiária, para o conjunto todo;
  6. Vistoria de entrega dos apartamentos com pendências não sanadas até hoje

- Embu N – previsão de 1500 apartamentos - Bloco N13 – 56 unidades entregues em julho de 2011:

  1. Vistoria de entrega dos apartamentos com pendências não sanadas até hoje;
  2. Infiltrações nas janelas;
  3. Infiltrações nos apartamentos do térreo;
  4. Drenagem de águas pluviais insuficiente;
  5. Não há regularização e com isso dificuldade de constituir pessoa jurídica do condomínio;
  6. Dívida junto a SABESP anterior a entrega dos apartamentos, os moradores fizeram acordo com a SABESP, já pagaram, e pediram o ressarcimento para a CDHU.

O único item negado é a instalação de cabeamento de telefone e internet, que deve ser providenciado pelos moradores, conforme exposto pela CDHU.

Nesta quinta-feira (12/4) representantes da empreiteira e moradores do K3 – Bloco 13 irão até a Eletropaulo para regularizar a energia elétrica dos apartamentos.

O mandato continuara acompanhando as providências e cobrando da CDHU e resolução dos problemas, denunciados pelos moradores há mais de um ano.