Deputado Geraldo Cruz denuncia e dados confirmam: faltam leitos nos hospitais da região Sudoeste

Por | 11/04/2012

Levantamento efetuado pelo mandato do deputado Geraldo Cruz sobre o número de leitos SUS e as atuais condições dos estabelecimentos de saúde da região Sudoeste Metropolitana de São Paulo demonstra a necessidade imediata de elevar o número de leitos oferecidos à população.

Os hospitais regionais que atendem as cidades de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista e Taboão da Serra possuem um total de 609 leitos (IBGE/2009) para uma população de 961.119 habitantes (IBGE/2010), o que significa um índice de 0,633 leito por mil habitantes, número muito distante da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 2,5 a 3 leitos por mil habitantes.

Geraldo Cruz vem denunciando casos de violação ao direito à  saúde, como a demora em mais de dois anos para a realização de exames, óbitos em virtude da falta de atendimento; UTI pediátrica do hospital do Campo Limpo fechada; falta de profissionais, entre outros problemas.

O parlamentar já encaminhou solicitações ao governo estadual pedindo medidas urgentes para a ampliação do Hospital Geral do Pirajussara e construção de um novo hospital geral na cidade de Embu das Artes, obras que beneficiarão toda região.

Apresentou emendas ao Orçamento estadual prevendo verbas para essas obras na área da Saúde. “Mas a resposta do governo tucano sempre é não”, lamenta o deputado, “pois este é um governo que não gosta de gente e está a serviço da elite do estado”, afirma.

A elevação do número de leitos na região demanda espaços de tempo distintos e tem de acontecer em curto, médio e longo prazo. Como a ampliação do HGP e um novo hospital na região são medidas de longo prazo, a solução, de acordo com o parlamentar, em curto/médio prazo seria a construção da Maternidade Regional de Gestão Estadual.

Outro dado revelado pelo estudo de seu mandato sobre os custos das maternidades municipais, em 2011, é que o repasse do Governador Alckmin foi zero. Em Embu das Artes, por exemplo, para 1.739 procedimentos/ano, houve um custo de R$ 8,8 milhões. O município só recebeu ajuda e recursos do governo federal, de mais de R$ 1 milhão.

“Os municípios são obrigados a arcar com custos exorbitantes e crescentes para os seus escassos orçamentos, dificultando o atendimento de necessidades em outras áreas, e o Estado nada faz para ajudar”, diz Geraldo Cruz.

O deputado sugere, ainda, que, além da construção da maternidade regional para atendimento dos partos de alto risco e média complexidade, ocorra a transferência dos leitos obstétricos do Hospital Geral do Pirajussara, que não garante os princípios de humanização, como por exemplo, o direito da mulher à acompanhante no período pré, durante e pós-parto, para esta maternidade, ampliando 52 leitos para atendimentos de outras especialidades no HGP.

Abaixo, levantamento com o total de leitos de maternidades da região nas esferas estadual e municipal:

Gestão Unidade Total de leitos
Estadual Hospital Regional de Cotia 26
Estadual Hospital Geral de Itapecerica da Serra 22
Estadual Hospital Geral do Pirajussara 52
Municipal Maternidade Municipal de Embu das Artes 27
Municipal Unidade Mista de Embu-Guaçu 6
Municipal Maternidade Municipal de Itapecerica da Serra 17
Municipal Unidade Mista de Juquitiba 10
Municipal Maternidade Municipal de Taboão da Serra 29
  Total 189

Fonte: CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde –  Ministério da S