Geraldo Cruz participa de seminário e debate sobre Educação, Cultura, Lazer e Esporte

Por | 16/03/2012

O deputado Geraldo Cruz foi um dos mediadores do debate sobre Educação, Cultura, Esporte, Lazer, no segundo dia do 1º Seminário e Exposição o Modo Petista de Governar – projetos bem-sucedidos das Prefeituras Petistas no Estado de São Paulo, na Assembleia Legislativa, no dia 15. Participaram dessa mesa de debates os prefeitos de Araçatuba (Cido Sério), São Carlos (Oswaldo Baptista - Barba), Votorantim (Carlos Pivetta) e Registro (Sandra Kennedy), tendo como convidado o professor Sérgio Haddad (Ação Educativa).

O seminário foi realizado pela Bancada dos deputados estaduais do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, em parceria com o Diretório Estadual do PT e a Coordenação dos Prefeitos Petistas de São Paulo, com apoio do Diretório Nacional e da Fundação Perseu Abramo. 

O objetivo do evento é difundir, divulgar e possibilitar a troca de experiências entre agentes públicos, parlamentares, dirigentes partidários, militantes e sociedade civil organizada sobre os projetos e ações das administrações petistas. 

O Seminário aconteceu nos dias 14 e 15 de março, das 9h às 18h, com seis mesas temáticas (Saúde; Planejamento Urbano; Gestão Pública; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educação; Inclusão, Diretos Humanos e Segurança), que serão alguns dos eixos dos projetos e programas expostos por prefeitos e debatidos por especialistas em políticas públicas, como os acadêmicos Maria Victoria Benevides, Nádia Somekh, Ladislau Dowbor e Sérgio Haddad. Participarão também Oded Grajew, da Rede Nossa São Paulo, Gilson Carvalho, doutor em Saúde Pública, e Marcio Pochmann, presidente do IPEA. 

No dia 14 a atividade contou com a presença do ex-ministro da Educação e pré-candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, que, na abertura dos trabalhos, após a apresentação do Grupo de Percussão Sanza e do quinteto de metais da Banda Municipal de Embu, destacou que o PT trouxe para o cenário político brasileiro uma forma de governar voltada para a participação popular. 

A professora Maria Victoria Benevides que as administrações petistas nas prefeituras "precisam querer ser melhores que as anteriores, defendendo sempre os interesses públicos acima dos privados e mantendo um compromisso firme com os grupos mais vulneráveis da sociedade. Devemos governar sabendo que é um dever de Estado a proteção e promoção dos direitos humanos, além dos civis e políticos, com extrema preocupação com os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais".

O prefeito Chico Brito, de Embu das Artes, destacou o "modo petista de governar", com a inversão de prioridades, dando especial atenção à área social; a criação de mecanismos de participação popular, como o Orçamento Participativo e os conselhos gestores; e a transformação do Estado em agente de inclusão social.