Inauguração de UBS reúne ministro Padilha e lideranças do PT em Embu das Artes

Por | 16/03/2012

Moradores, lideranças e autoridades participaram em clima festivo da inauguração da Unidade Básica de Saúde dos Jardins Santa Luzia, Sílvia e Tomé realizada no sábado,10, em Embu das Artes, com a presença  do  ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O prefeito Chico Brito, o deputado estadual Geraldo Cruz, deputados federais, líderes comunitários, religiosos, e integrantes do PT de várias cidades da região comemoraram a mais nova conquista da comunidade local, que há pouco mais de uma década vivia esquecida e sofria com a ausência de políticas públicas.

A UBS foi construída pela empresa EPC Empreendimentos Imobiliários em contrapartida por obras realizadas na cidade. O diretor da empresa, Confúcio Cavalcante, acompanhou a inauguração e disse que a EPC costumeiramente faz investimento social nas cidades onde atua.

Na solenidade o ministro Padilha ressaltou a disposição do Ministério da Saúde em criar mecanismos de aferição da qualidade do atendimento aos usuários do SUS,

além dos novos programas voltados para ampliar a eficiência da saúde pública nos hospitais de emergência. O ministro informou a abertura pelo governo federal de mais investimentos para a saúde e reforçou a necessidade das pessoas adotarem um modelo saudável de vida.

Alexandre Padilha  reiterou o compromisso do Governo Federal em atender as maiores urgências e melhorar os serviços de saúde do País, da necessidade de monitoramento para fiscalizar o atendimento, coibir desvio de remédios e evitar o desperdício de materiais. “Essa é uma determinação pessoal da presidenta Dilma”, declarou.

Padilha elogiou a política municipal de saúde de Embu das Artes e revelou que a cidade superou a média estadual de qualidade no atendimento. O ministro ainda saudou a iniciativa do prefeito Chico Brito em viabilizar a construção da UBS por meio de parceria com a iniciativa privada, dada por uma empresa do ramo de construção em contrapartida pelos investimentos no município, alternativa que atrai empresários que queiram investir em mais qualidade de vida à população. O deputado estadual Geraldo Cruz destacou a relação de proximidade entre o governo federal e a população. Ele criticou o distanciamento do governo do Estado de São Paulo das demandas dos moradores na área da saúde. 

“A gente tem um ministro do governo federal acompanhando uma inauguração e, não consegue ser atendido pelo secretário Estadual de Saúde. Essa diferença de postura precisa melhor compreendida. Um modelo de governar atende as pessoas porque gosta de gente. O outro se mantém distante porque não quer contato com o povo”, comparou. 

O deputado defendeu o projeto de construção da maternidade regional como alternativa para aumentar leitos de internação no Hospital Geral do Pirajussara (HGP), aumentar a qualidade no atendimento às gestantes e reduzir o custo dos partos nas cidades beneficiadas. “A maternidade seria custeada pelos três entes federativos”, aponta.

Chico Brito declarou no evento que o povo de Embu aprendeu que é possível entregar obras de qualidade para a população. O prefeito saudou a iniciativa da presidente Dilma de acabar com a miséria no País e, salientou que seu governo trabalha em sintonia com o federal a fim de melhorar a vida dos moradores de Embu das Artes.

“Enquanto a oposição mente, calunia e fofoca nós trabalhamos”, avisou.

Após a inauguração a comitiva de autoridades seguiu em visita à construção da Unidade de Pronto-Atendimento – Jd. Santo Eduardo. O ministro Alexandre Padilha ficou impressionado com as dimensões do empreendimento, que deverá reduzir a demanda dos outros prontos-socorros da cidade, agilizando o atendimento à população, realizando atendimentos de complexidades intermediárias entre as

Unidades Básicas de Saúde e as urgências hospitalares.  A UPA Santo Eduardo contará com uma unidade infantil, disponibilizará 20 leitos e terá capacidade para atender entre 300 e 450 pacientes por dia.