Discriminação e excesso de trabalho são os principais problemas para as mulheres

Mulheres_saoFrancisco_1

Dia Internacional da Mulher na Assoc. Amigos do São Francisco Galeria de Fotos

Por | 16/03/2012

O excesso de trabalho, considerando o emprego e as atividades domésticas, e a discriminação no mercado de trabalho são as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres atualmente. Esta é a opinião de moradoras do Jd. São Francisco, que se reuniram no dia 8 de Março para refletir sobre a condição de vida feminina.

Organizada pelo Mandato do Deputado Geraldo Cruz, a atividade consistiu na apresentação do filme “Acorda Raimundo”, seguida de debate. Algumas mulheres constataram avanços rumo à igualdade de gênero, mas todas consideraram  que há muito a ser feito em relação às condições de trabalho e divisão do serviço doméstico.

“O maior problema hoje é que as mulheres trabalham muito”, disse Idália, 67 anos. Já Alessandra, 25, relata não ter conseguido uma vaga de emprego, mesmo tendo o melhor currículo: “Tem muita discriminação. Acham que as mulheres não podem viajar, não têm disponibilidade para o trabalho como os homens em razão dos filhos”, avalia.

Arminda, 65, considera a necessidade de ações de valorização das mulheres “É preciso valorizar a mulher. Hoje ela trabalha fora, cuida da casa e dos filhos. Tem que dividir melhor o serviço de casa; isso tem que mudar”, afirma.

Maria Purcina, 79 anos, elogiou a atividade. “É disso que nós precisamos, porque tem muitas visões diferentes”, disse, antes de relatar sua experiência de “libertação” de um casamento que durou 21 anos, “debaixo de couro”.  Sorrindo, Maria dá detalhes do longo, corajoso e vitorioso processo de divórcio. Criou os quatro filhos sozinha, trabalhando como diarista “Todos fizeram faculdade”, ressalta. Depois, teve outro casamento de mais 21 anos, ficou viúva e hoje tem agenda cheia: hidroginástica duas vezes por semana, atividades de artesanato e lazer por mais duas vezes, bailes e visitas aos familiares e amigos. “Acho importante contar esta história porque outras mulheres podem estar passando pela mesma situação e precisam saber que é possível mudar e ser feliz”, ensina, sempre sorrindo.

Há cerca de um ano o mandato do deputado Geraldo Cruz estimula atividades de lazer e artes manuais na Associação de Moradores do Jd. São Francisco. Inicialmente o grupo reunia mulheres da terceira idade, mas, por insistentes solicitações, as mais jovens agora participam.    

“A ideia agora é intensificar reflexões e debates que possibilitem o fortalecimento da autonomia das mulheres”, explica Cida Giannini, coordenadora da ação.