Geraldo Cruz participa de seminário e debate sobre Educação, Cultura, Lazer e Esporte

seminario_pt

Geraldo Cruz participa de seminário amanhã (15/3) a partir das 14h30

Por | 14/03/2012

O deputado Geraldo Cruz será o mediador amanhã (15/3), a partir das 14h30, do debate sobre Educação, Cultura, Esporte, Lazer, no segundo dia do 1º Seminário e Exposição o Modo Petista de Governar – projetos bem-sucedidos das Prefeituras Petistas no Estado de São Paulo, na Assembleia Legislativa, evento que ocorre até 15 de março.
Participarão dessa mesa de debates os prefeitos de Araçatuba (Cido Sério), São Carlos (Oswaldo Baptista - Barba), Votorantim (Carlos Pivetta) e Registro (Sandra Kennedy), tendo como convidado o professor Sérgio Haddad (Ação Educativa).

O seminário está sendo realizado pela Bancada dos deputados estaduais do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, em parceria com o Diretório Estadual do PT e a Coordenação dos Prefeitos Petistas de São Paulo, com apoio do Diretório Nacional e da Fundação Perseu Abramo.
O objetivo do evento é difundir, divulgar e possibilitar a troca de experiências entre agentes públicos, parlamentares, dirigentes partidários, militantes e sociedade civil organizada sobre os projetos e ações das administrações petistas.

O Seminário acontecerá nos dias 14 e 15 de março, das 9h às 18h, com seis mesas temáticas (Saúde; Planejamento Urbano; Gestão Pública; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educação; Inclusão, Diretos Humanos e Segurança), que serão alguns dos eixos dos projetos e programas expostos por prefeitos e debatidos por especialistas em políticas públicas, como os acadêmicos Maria Victoria Benevides, Nádia Somekh, Ladislau Dowbor e Sérgio Haddad. Participarão também Oded Grajew, da Rede Nossa São Paulo, Gilson Carvalho, doutor em Saúde Pública, e Marcio Pochmann, presidente do IPEA.

Hoje (14/3), a atividade contou com a presença do ex-ministro da Educação e pré-candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, que, na abertura dos trabalhos, após a apresentação do Grupo de Percussão Sanza e do quinteto de metais da Banda Municipal de Embu, destacou que o PT trouxe para o cenário político brasileiro uma forma de governar voltada para a participação popular. A professora Maria Victoria Benevides que as administrações petistas nas prefeituras "precisam querer ser melhores que as anteriores, defendendo sempre os interesses públicos acima dos privados e mantendo um compromisso firme com os grupos mais vulneráveis da sociedade. Devemos governar sabendo que é um dever de Estado a proteção e promoção dos direitos humanos, além dos civis e políticos, com extrema preocupação com os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais".

O prefeito Chico Brito, de Embu das Artes, destacou o "modo petista de governar", com a inversão de prioridades, dando especial atenção à área social; a criação de mecanismos de participação popular, como o Orçamento Participativo e os conselhos gestores; e a transformação do Estado em agente de inclusão social.

Programação de 15 de março – quinta-feira

9h às 11h - Mesa IV

Eixo Temático: Saúde
Prefeitos: Amparo (Paulo Miotta), Porto Feliz (Cláudio Maffei) e Suzano (Marcelo Candido)
Mediadora: Deputada Estadual Telma de Souza
Convidado: Gilson Carvalho (doutor em Saúde Pública)

11h às 13h - Mesa V

Eixo Temático: Meio Ambiente sustentabilidade, economia criativa, verde e solidária Prefeitos: Embu das Artes (Chico Brito), Guarulhos (Sebastião Almeida) e Santo Antonio do Pinhal (Augusto Pereira)
Mediador: Deputado Estadual Hamilton Pereira
Convidado: Professor Ladislau Dowbor (PUC/SP)

14h30 às 16h30- Mesa VI

Eixo Temático: Educação, Cultura, Esporte, Lazer
Prefeitos: Araçatuba (Cido Sério), São Carlos (Oswaldo Baptista - Barba), Votorantim (Carlos Pivetta) e Registro (Sandra Kennedy).
Mediador: Deputado Estadual Geraldo Cruz
Convidado: Professor Sérgio Haddad (Ação Educativa)

16h30 às 18h30 - Mesa VII

Eixo Temático: Inclusão Social, Direitos Humanos e Segurança
Prefeitos: de Hortolândia (Ângelo Perugini), Motuca (João Fascineli), Porto Ferreira (Mauricio Rasi) e Iepê (Francisco Célio de Mello)
Mediador: Deputado Estadual Antonio Mentor
Convidado: Professor Marcio Pochmann (Presidente do IPEA)