Alesp abriga exposição de artista de Embu das Artes

dud

Exposição "Optical Art", do artista embuense Paulo Dud, na Alesp

Por | 8/03/2012

O Espaço Cultural Cândido Portinari, na Assembleia Legislativa de São Paulo, está abrigando desde 5/3 a exposição "Optical Art", do artista embuense Paulo Dud. O convite partiu do Patrimônio Cultural da Alesp, que tem como curador o ex-diplomata Emanuel Massarani, e contou com o apoio do mandato do deputado Geraldo Cruz.

A mostra, que já circulou por várias cidades, reúne 15 obras em acrílico, representando 20 anos da obra do artista (de 1982 a 2012), com exercícios geométricos e de ilusão de ótica, no estilo do movimento da Optical Art iniciado nos anos 1960, por artistas como Bridget Hilley e o húngaro Victor Vassarelli.

O artista revelou, na cerimônia de abertura, que a mostra representa também uma releitura do “Construtivismo”, um movimento artístico iniciado na Rússia no início do século XX e que chegou ao Brasil na década de 1930. Paulo Dud, nascido em São Paulo em 1953, possui descendência russa.

Para prestigiar a abertura, além de diversos artistas de Embu das Artes, compareceram o arcebispo primaz da Igreja Ortodoxa Grega da Diáspora da América Latina, dom Athanasios, e o arcebispo metropolitano da arquidiocese do Cone Sul da América, dom Nikolaos. Os avôs russos de Dud são seguidores dessa religião.

Paulo Dud tem se dedicado às artes há mais de 30 anos e desde 1983 participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil, foi premiado em diversos salões de arte e tem quadros em coleções no exterior.

O pintor classifica sua arte como abstrato-geométrico, com raízes no néo-construtivismo alemão da escola Bauhaus que modificou os conceitos da arte moderna e da arquitetura, produzindo obras que tinham como fundamento a geometria e a matemática.

A mostra ficará no Espaço Cultural Cândido Portinari até o dia 17 de março de 2012, de segunda a sexta das 9 às 19hs, no mezanino do Hall Monumental do prédio da Assembleia paulista.