Ministério acolhe denúncia contra HGP

Por | 2/03/2012

Conselheiros de Taboão divulgaram, durante a reunião, que a Ouvidoria tinha acolhido a denúncia do conselho de saúde da cidade, em relação à precariedade de funcionamento do Hospital Geral do Pirajussara, e que ouvidores do Ministério visitarão a unidade para verificar a situação.

Ao longo de cerca de 4 horas, moradores da região apresentaram ao Ministro casos de violação ao direito à saúde, como demora em mais de dois anos na realização de exames, óbitos em virtude da falta de atendimento; UTI pediátrica do hospital do Campo Limpo fechada; falta de profissionais e outros problemas.

O ministro destacou a importância dos conselhos na tarefa de fiscalizar e propor ações e reafirmou o compromisso do governo Dilma na defesa e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), o maior programa de saúde pública do mundo.

Para o ministro, o atendimento na saúde pode e deve ser compartilhado com a iniciativa privada, a exemplo do que acontece com as Santas Casas e com ONGs que muito têm contribuído no combate e prevenção a AIDS. “O que não se pode admitir, é a iniciativa privada na gestão dos equipamentos públicos de saúde, esta é uma tarefa do Estado”, disse.

O deputado Geraldo Cruz elogiou a iniciativa da Diocese de Campo Limpo, parabenizou representantes dos conselhos de saúde pelo trabalho e empenho e, mais uma vez lamentou o descaso do governo estadual para com a população. “A ausência do governo do estado a este encontro demonstra, novamente, que este é um governo que não gosta de gente, e está a serviço da elite do estado”, afirmou.