Secretário Estadual trata demandas regionais com descaso

Por | 16/02/2012

“Não trato de assuntos regionais.” Essa foi a resposta do secretário Estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, aos questionamentos feitos pelo deputado estadual Geraldo Cruz a respeito da proposta de ampliação do Hospital Geral do Pirajussara (HGP), e a parceria entre os municípios e o Estado visando a construção de uma maternidade regional para atender as seis cidades que formam o Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo, durante audiência na quarta-feira, 14, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A forma evasiva e descomprometida do secretário deixou sem resposta os questionamentos constantes feitos pelos quase 1 milhão de moradores da região sudoeste, que frequentemente denunciam as dificuldades no atendimento à saúde da população em média e alta complexidade.

O secretário se limitou a dizer que os problemas no atendimento aos pacientes nas mais diversas regiões do Estado de São Paulo decorrem da falta de recursos. Giovanni Guido se limitou a apresentar dados estatísticos de atendimento em geral, e disse que faria levantamentos posteriores junto ao HGP e ao Hospital Geral de Itapecerica.

Questionado a respeito das Organizações Sociais (OSs) que administram vários hospitais públicos, ele observou que possuem mecanismos de gestão mais eficientes já que podem contratar e demitir com maior agilidade. O secretário não admitiu falta de transparência nas administrações das OSs, mas garantiu que nenhum hospital da administração direta será administrado pelas mesmas.

“Queremos aumentar o controle e acompanhar a gestão das OSs”, afirmou, sem apresentar, contudo, como pretende fazer isso.