Desocupação do Pinheirinho em São José dos Campos

Bancada do PT repudia violência da PM e exige a retomada das negociações

Por | 26/01/2012

Bancada do PT repudia violência da PM e exige a retomada das negociações

A Bancada dos deputados estaduais do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, repudia veementemente o rompimento unilateral das negociações mediadas pelo senador Eduardo Suplicy e parlamentares federais e estaduais do PT e do PSOL, junto à representantes do Tribunal de Justiça de São Paulo, do governo do Estado e o prefeito da cidade de São José dos Campos, sobre a permanência da 6 mil famílias que há 8 anos ocuparam a área conhecida como Pinheirinho, no município de São José dos Campos.

A população local e os parlamentares que mediavam o processo de negociação foram surpreendidos pela violenta ação da PM deflagrada ontem 21/01, sem ao menos dar tempo para os moradores retiram seus pertences e nem a prévia informação da desocupação.

A comitiva de parlamentares que acompanham o caso é composta pelos deputados federais do PT Carlinhos Almeida e Paulo Teixeira e Ivan Valente do PSOL e pelos deputados estaduais petistas Marco Aurélio e Adriano Diogo e ainda Pe. Afonso Lobato do PV e Carlos Gianazzi do PSOL conta também com os vereadores petistas Tonhão Dutra, Amélia Naomi e Wagner Balieiro.

A abrupta ação violenta da PM, sem a prévia informação do fim das negociações á população local e aos parlamentares e o emprego de bombas de gás lacrimogêneo e balas de borrachas como meio de intimidar e expulsar a população é alvo de repúdio e questionamento da Bancada petista que vê além de precipitação, a total ausência de sensibilidade social na ação articulada pelo governador Geraldo Alckmin e o prefeito da cidade Eduardo Cury, ambos do PSDB. Mais uma vez presenciamos o aparelho do Estado sendo usado em favor do interesse de poucos em detrimento do sofrimento da população mais pobre.

A bancada do PT ressalta que o governo tucano de São Paulo possui uma política habitacional pífia que não atende a demanda por moradias populares e no entanto, age de maneira repressiva e truculenta para tratar deste e dos demais problemas sociais.

A Bancada do PT na Assembleia Legislativa manifesta solidariedade à população do Pinheirinho composta por trabalhadores, mulheres, idosos e crianças e exige a imediata retomada do diálogo, a suspensão da reintegração e a retirada da PM do local.

Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo