Balanço do OP em Embu das Artes aponta consolidação do programa

Por | 23/01/2012

O deputado Geraldo Cruz prestigiou no último domingo, 22, a confraternização do balanço 2011, do Orçamento Participativo (OP) de Embu das Artes.

Há 12 anos, no governo de Geraldo Cruz, o OP foi implantado na cidade de Embu das Artes com o objetivo de ouvir a população e planejar junto com os moradores a resolução dos problemas de cada região.  O atual prefeito de Embu, Chico Brito, que foi um dos organizadores do OP na cidade, afirma que, “de 5.600 municípios, apenas 200 estimulam a participação popular”. Para ele o “OP é um canal entre o povo e o governo”.

Geraldo Cruz parabenizou as pessoas que participam da OP desde o começo e enfatizou que os membros efetivos têm que estimular a participação popular, pois ela tem sido fundamental para o desenvolvimento da cidade e a superação dos problemas. O deputado destacou que a prefeitura de Embu tem um planejamento diferenciado, que aliado à participação elevou a cidade a um novo patamar ao longo dos 12 anos de administração petista.

“É incomparável o que acontece no Embu em relação a outras cidades, pois esse é o jeito de gostar de gente do nosso governo”, afirma.

A vereadora Ná, declarou que as obras realizadas na cidade são bem feitas, e que desde 2001 o governo tem um trabalho de qualidade e principalmente respeito com a população. “A OP é a maior democracia já existente, mostra onde e como o dinheiro público é distribuído”, diz o deputado Zaratini.

João Leite, presidente e vereador municipal do PT, também reforçou a importância da participação popular na elaboração e implementação das políticas públicas.