Geraldo Cruz critica projetos aprovados ao Orçamento 2012 e ao PPA

As demandas regionais apresentadas pela população em audiência públicas realizadas em todo o Estado deixaram de ser atendidas

Por | 20/12/2011

“Decepção.” Esse foi o comentário emitido pelo deputado Geraldo Cruz, em seu primeiro ano de mandato, na noite da aprovação (15/12) do Orçamento do Estado para 2012 e também do Plano Plurianual, válido para os próximos quatro anos (até 2015), com as projeções de investimento do governo Alckmin.

Em ambos os casos, a bancada do PT na Casa, da qual Geraldo Cruz faz parte, apresentou voto em separado (uma declaração de não concordância total com o conteúdo do assunto aprovado).

“No Orçamento, várias demandas regionais apresentadas pela população em audiência públicas realizadas em todo o Estado deixaram de ser atendidas, o mesmo ocorrendo no caso do PPA a partir de promessas de campanha do atual governador e que não constam no texto do Plano aprovado”, explicou o parlamentar, justificando sua decepção.

“De que adianta você consultar a população e, na hora da votação, deixar de lado suas prioridades apontadas nas reuniões orçamentárias e do PPA?”, pergunta Geraldo Cruz, lembrando que a oposição na Alesp é minoritária, não conseguindo número de votos suficientes para reverter uma situação em prol da vontade popular.

Orçamento

No caso do Orçamento, Geraldo Cruz teve apenas três de suas 14 propostas apresentadas na forma de emenda, tentando privilegiar a área da Saúde, sugerindo a construção de maternidade regional, ampliação do Hospital Geral do Pirajussara e ampliação no atendimento da maternidade municipal de Embu das Artes (estas recusadas).

“Obtivemos apenas uma ajuda para o custeio da Santa Casa de Itararé e para atividades culturais em Taboão da Serra e Cotia, o que é muito pouco para um Orçamento que prevê gastos de mais de R$ 156 bilhões”, reclamou Geraldo Cruz.

PPA

Pior, para o deputado, foi a aprovação do PPA, “em que nenhuma de nossas emendas foi contemplada, em que privilegiávamos as áreas de transporte, saúde, educação e segurança”.

“Esse é o modo de governar dos tucanos”, complementa Geraldo Cruz, “muito diferente de nós, do PT, em que sempre procuramos ouvir a vontade do povo e atender os principais desejos dos mais necessitados”.