Descentralização do Poupa Tempo é mito do governo tucano

Por | 20/12/2011

“A descentralização dos serviços públicos é uma das formas de garantir que a população tenha acesso aos mesmos. Governos que defendem a participação popular como ferramenta de gestão frequentemente adotam mecanismos que incentivam os moradores a utilizar os serviços públicos, próximos as suas casas. Essa prática é oposta a do governo do Estado de São Paulo, que por um lado prega a descentralização dos serviços, e por outro, dificulta o acesso da população aos mesmos”, analisa o deputado estadual Geraldo Cruz.

Ele lembra que a implantação de um posto de atendimento do Poupa Tempo é uma reivindicação antiga na região do Conisud. Quando era prefeito de Embu das Artes, o deputado Geraldo Cruz, fez várias tentativas junto ao governo do Estado para implantar o serviço na cidade. Posteriormente, o governador José Serra prometeu implantar o posto em Taboão da Serra, chegou a informar que seria construído em 2010 como parte de um amplo projeto de expansão. Mas, até o presente momento nenhuma das cidades foi contemplada com o posto de atendimento.

“Desde quando eu era prefeito de Embu aguardo que o governo do PSDB cumpra a promessa de descentralizar os serviços do Poupa Tempo, como ainda está longe da eleição pode ser que eles cumpram”, afirma.

Para o deputado o ideal seria a região, formada pelas cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu receber um posto de atendimento do Poupa Tempo. “Um Poupa Tempo seria suficiente para atender à população das seis cidades”, observa.