Deputado quer investigação imediata das denúncias

Para Geraldo Cruz, só uma CPI poderá investigar o caso. Se alguém roubou, tem de responder perante a lei, seja quem for, vereador, prefeito, deputado.

Por | 28/10/2011

O deputado Geraldo Cruz foi à tribuna do plenário da Alesp (27/10) para se dizer chocado com a decisão do Conselho de Ética de enviar ao Ministério Público estadual a apuração das denúncias de venda de emendas por parte de parlamentares da Casa e defender a instalação imediata de CPI para investigar a veracidade das acusações do deputado Roque Barbiere.

“Agora ainda falta o Conselho aprovar o relatório final sobre os trabalhos encerrados no último dia 27 sem que nada fosse apurado para que eu me decida em que pizzaria farei encomenda do produto final de trinta dias de sessões inúteis, sem que nenhum dos acusados fosse ouvido”, afirmou Geraldo Cruz.

Para ele, as acusações foram muito graves, “envolvendo não só a Alesp, os deputados, mas o próprio governo estadual, pois Barbiere disse ter levado as denúncias à casa Civil, e nada foi apurado”.

Geraldo Cruz lembrou ainda que Bruno Covas, ex-deputado e atual secretário do Meio Ambiente, deu entrevista à imprensa dizendo ter sido procurado por prefeito oferecendo percentual de valor de emenda aprovada e teria pedido que esse montante fosse destinado a uma santa casa.

“Tanto Barbiere quanto Covas têm obrigação de revelar nomes de deputados envolvidos nessa prática de venda de emendas, e não citar genericamente que até 30% dos parlamentares da Casa tenham essa prática”, pediu Geraldo Cruz.

Para ele, agora só uma CPI poderá investigar o caso, pois, “diferentemente do Conselho, tem poder de convocar todas as pessoas envolvidas, como a senhora Terezinha Barbosa, presidente de ONG, que disse conhecer deputados que adotam essa prática, e tomar medidas efetivas para coibir definitivamente este absurdo com o dinheiro público”.

Afirmou ainda que “não estamos mais no século passado, quando se matava, batia e, depois, pedia desculpa. Se alguém roubou, tem de responder perante a lei, seja quem for, vereador, prefeito, deputado. Precisamos de uma CPI já”.