Conselho de Ética pouco produz e faltam três adesões para abrir CPI

Por | 14/10/2011

Mais uma semana perdida. Apesar da gravidade das denúncias do deputado Roque Barbiere, de que existe venda de emendas parlamentares, o Conselho de Ética da Alesp, que se reuniu duas vezes na semana (dias 11 e 13), só tem em mãos duas manifestações por escrito de Barbiere e de Bruno Covas, deputado licenciado que ocupa a secretaria de Meio Ambiente.

Covas, questionado pela imprensa após a divulgação do escândalo, admitiu que recebera em seu gabinete prefeito de uma das cidades beneficiadas por verba estadual decorrente de emenda sua “oferecendo 5% do valor do pleito em agradecimento”.

Os requerimentos apresentados pela oposição da Casa (maioria do PT) foram recusados ou retirados da pauta com pedidos de vista pelos parlamentares da situação.

O deputado Geraldo Cruz, principal defensor da abertura de uma CPI para apurar responsabilidades, diz que das 32 assinaturas necessárias para sua abertura, já foram obtidas 29. “Acredito que iremos atingir o total necessário para apurar as denúncias feitas e, se concretizadas, dar uma resposta à população, tomando as devidas providências, podendo chegar à cassação dos potenciais envolvidos”, disse Geraldo Cruz.

Está marcada nova reunião do Conselho para o próximo dia 20, com depoimento do deputado Major Olimpio, que também declarou à imprensa “ter recebido propostas de lobistas”.