Geraldo participa de reunião preparatória para 8º Encontro Nacional Fé e Política

Por | 10/10/2011

Os organizadores do 8º Encontro Nacional Fé e Política se reuniram no sábado, 8, no bairro do Crispim, em Itapecerica da Serra, para tratar do evento que será realizado nos dias 29 e 30 de outubro, em Embu das Artes. Em busca da sociedade do bem-viver é o tema do encontro, que se aproxima da proposta do modelo de sociedade vivenciado pelos povos indígenas onde o respeito a natureza é uma realidade constante. Este ano a coordenação do evento está sob a responsabilidade da Diocese do Campo Limpo. O capitalismo em todas as faces será debatido pelos participantes do encontro.

O deputado Geraldo Cruz participou das reflexões que vem sendo acompanhada de perto pelo seu mandato parlamentar. Ele iniciou sua militância política nas comunidades eclesiais de base da igreja católica, vem daí o reconhecimento da importância que ele dá a relação entre a fé e política.

Geraldo Cruz lembrou a importância da militância política de membros da igreja na década de 70 durante o enfrentamento do Regime Militar. Ele ressaltou a participação da Pastoral Operária no processo de reflexão que levou à democratização do País.

"O movimento de Fé e Política é ecumênico, não confessional e não partidário. Está aberto a todas as pessoas que consideram a política uma dimensão fundamental", explica Fred Santos, um dos coordenadores Nacionais do movimento Fé e Política.

Na abertura da reunião de trabalho um jovem da comunidade de Itapecerica explicou que desde 2009 a Igreja vem discutindo internamente a participação dos fieis na vida política das cidades. Ele relatou que foram feitos estudos de vários documentos históricos onde fica comprovado o incentivo à participação da comunidade na política.

"Promovemos vários debates e trouxemos as pessoas para participar. Criamos um grupo que promove a participação efetiva das pessoas da comunidade", salientou.

A abertura do Pronto do Socorro do Jacira, inaugurado há mais de um ano sem nunca ter sido aberto ao público foi eleita pela comunidade a prioridade da região. "Depois de constatada essa prioridade nós encaminhamos ofício ao prefeito, a secretária de saúde e aos vereadores da cidade", explicou o jovem.