Bancada do PT cobra apuração da venda de emendas em SP

O PT está mobilizando os deputados para garantir a abertura de uma CPI para apurar o caso

Por | 7/10/2011

O assunto levantado pelo deputado Roque Barbiere sobre a possível venda de emendas parlamentares tomou conta da semana na Alesp. E culminou nesta última quinta-feira (6/10) com a entrega de ofício do parlamentar dirigido à Comissão de Ética da Assembleia, que estava reunida para apreciar o tema e requerimentos convocando o próprio Barbiere a comparecer pessoalmente e prestar esclarecimentos, assim como ao atual secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, deputado estadual licenciado, mas que declarou à imprensa ter recebido prefeito em seu gabinete da Alesp com oferta de propina após liberação de verba para sua cidade via emenda desse parlamentar.

“O PSDB ao longo de toda a semana articulou a operação abafa na Assembleia Legislativa de São Paulo para impedir a apuração das denúncias de corrupção feitas pelo deputado Roque Barbiere, na distribuição das emendas parlamentares em São Paulo. O esforço do PSDB revela o desespero do partido em segurar a investigação do mensalão tucano na distribuição das emendas”, afirma o deputado estadual Geraldo Cruz.

Segundo Roque Barbiere, pelo menos 30 % dos parlamentares fizeram emendas para receber propinas de empresas que prestam serviço ao Estado. A denúncia será investigada pela promotoria pública do Estado que vai abrir um inquérito civil. O Partido dos Trabalhadores está mobilizando os deputados para recolher assinaturas e garantir a abertura de uma CPI para apurar o caso.

O ofício de Barbiere deixa claro que alertou o governo estadual, por, pelo menos, duas vezes sobre suas suspeitas de venda de emendas, após encontros com o secretário de Planejamento Emanuel Fernandes e a subsecretária de assuntos parlamentares da Casa Civil delegada Rose (ex-deputada estadual), e ofício em dezembro do ano passado ao então secretário da Casa Civil, Luiz Antônio Marrey.

Está marcada reunião para a próxima terça-feira, dia 11, e espera-se o comparecimento do secretário Covas, que será convidado após aprovação de requerimento nesse sentido.