PT quer CPI para apurar suspeita de compra e venda de emendas

1401

Deputado Geraldo Cruz quer apurar envolvimento dos poderes executivo e legislativo

Por | 28/09/2011

Deputado Geraldo Cruz pretende verificar envolvimento dos poderes executivo e legislativo

A bancada do PT na Alesp decidiu, ontem (27/9), requerer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar se o orçamento público, por meio das 'emendas parlamentares', tem sofrido desvio de finalidade ou sido alvo de tráfico de influência.

A proposta é que seja investigada a execução orçamentária a partir de 2007, a fim de apurar a responsabilidade das autoridades públicas estaduais envolvidas em possíveis irregularidades, e também aquelas responsáveis pela fiscalização da utilização de recursos públicos.

De acordo com Geraldo Cruz, deputado proponente da CPI, as denúncias do deputado Roque Barbieri, sobre a venda de emendas por parlamentares, complementadas com as declarações do deputado licenciado e secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, sobre o pagamento de propinas por prefeitos cujas cidades são beneficiadas pelas emendas, configuram ação criminosa envolvendo os poderes executivo e legislativo das diferentes esferas de governo.

"Além de criminosas, as ações denunciadas fragilizam o já desacreditado poder público paulista. As emendas são um importante instrumento na democratização do orçamento público. Elas devem servir para que os deputados, representando o interesse da população de todos os cantos do estado, contribuam na realização de ações urgentes, necessárias, identificadas pelo contato direto com as cidades", afirma o deputado Geraldo Cruz, propositor da CPI.

Para ser instalada, são necessárias 32 assinaturas e, partir de hoje, a bancada petista inicia a busca da adesão de parlamentares de outros partidos. "É hora de fazer prevalecer os interesses da democracia sobre os interesses particulares de siglas partidárias", ressalta o deputado petista