Juventude debate Políticas Públicas em Embu das Artes

Jovens de 12 cidades da região Sudoeste participaram do Seminário de Políticas Públicas para a Juventude

Por | 27/09/2011

Mais de 300 jovens de 12 cidades da região tiveram vez e voz no Seminário de Políticas Públicas para a Juventude, realizado no dia 17, em Embu das Artes. Com propriedade, demonstrando senso crítico e interesse, deram uma verdadeira aula de participação e cidadania. A maturidade dos jovens em relação aos temas apresentados garantiu a qualidade do debate.

O evento foi o primeiro da região com transmissão online, pela TV-PT, e participação dos internautas por meio de chat. Os levantamentos preliminares mostram que mais de 2 mil pessoas acompanharam o seminário pela internet. A iniciativa faz parte da série Debate & Ação promovida pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz (PT).

Moças e rapazes em idade escolar contaram as dificuldades que enfrentam para dialogar com os diretores das escolas estaduais onde estudam. Os relatos abrangem desde falta de incentivo à participação nas decisões que envolvem a vida escolar até o desrespeito aos interesses individuais e coletivos. De acordo com os jovens, várias escolas desestimulam a formação e atuação do grêmio escolar, impedindo que os alunos implementem iniciativas de interesse da juventude na escola.

“Na minha escola o grêmio queria organizar atividades culturais e de lazer. Mas a direção impediu dizendo que a escola tinha de ensinar e não se preocupar com o lazer dos alunos. Isso rendeu uma grande discussão, depois o grêmio acabou se desfazendo porque a gente não podia fazer nada mesmo”, relatou indignada uma estudante, que disse ter sido taxada de bagunceira depois de lutar pela democratização das ações do grêmio na sua escola.

Temas

Os debates tiveram início a partir de diagnósticos sobre a condição de vida das juventudes negra, LGBT e mulheres, apresentados respectivamente por Jefferson Marcelo, professor rede estadual e municipal de Taboão da Serra; Phamela Godoy, vice-presidente da ONG Visibilidade LGBT de São Carlos, membro do setorial estadual LGBT e da Juventude do PT; e Marisa Araújo, coordenadora do Centro de Referência da Mulher de Embu das Artes.

Acesso à cultura, mundo do trabalho e educação foram temas apresentados por Wanderley Bressan, coordenador da Juventude da Macro–Osasco/PT; Maria Carla Corrochano, professora adjunta da UFSCAR/ Campus Sorocaba, que foi consultora da OIT para elaboração da Agenda Nacional do Trabalho Decente para a Juventude; e Ana Paula Corti, socióloga, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP–IFSP.

O deputado Geraldo Cruz comprometeu-se a encaminhar as propostas apresentadas e dar seguimento ao debate com a juventude. “O PT teve importantes iniciativas de ações públicas para a juventude em suas administrações municipais e no governo federal. Vamos agora nos mobilizar para que o Governo Estadual faça a sua parte”, disse.

Participaram do encontro jovens de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica, São Lourenço, Cotia, Itapevi, Promissão, Osasco, São Carlos, São Paulo, Jandira e Vargem Grande Paulista. 

Depoimentos

"Os temas escolhidos estão no foco do interesse da juventude. Essas discussões não costumam ocorrer, mas são fundamentais para os jovens. O seminário está sendo o pontapé inicial, mas o debate não deve parar aqui. O deputado Geraldo Cruz está sendo feliz ém buscar atrair o interesse da juventude".
Maíra Cristina de Lima Carvalho – Promissão

"Não é sempre que os jovens têm a oportunidade de dizer o que pensam. A maioria das pessoas acha que a gente não tem opinião formada e daí decide sem nos ouvir. Esse seminário deu a oportunidade da gente dar nossa opinião".
Rafael dos Santos – Embu

"Espero que o debate desses temas continue e a gente possa amadurecer essa discussão e ver as propostas implantadas".
Carolina da Silva – Cotia