Seminário debate estratégias para o Desenvolvimento Econômico e Social

Geraldo Cruz ressaltou o desafio da região de encontrar o caminho do desenvolvimento sem degradação ambiental e com respeito às questões sociais

Por | 27/09/2011

O Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), realizou no dia 16 de setembro, por meio da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social, o 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico e Social, com a meta de construir uma política unificada no setor para as seis cidades que o integram. Outra proposta do encontro é subsidiar os debates e diagnósticos das subcâmaras de infraestrutura, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico do Conisud.

Lideranças e autoridades dos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço, Juquitiba e Taboão da Serra discutiram juntos e fizeram um diagnóstico da conjuntura econômica e social das seis cidades.

Na abertura do evento o deputado estadual Geraldo Cruz observou que o desafio da região é encontrar o caminho do desenvolvimento sem degradação ambiental e com respeito às questões sociais. “Temos de colocar na mesa esse desafio, fazendo a discussão com todos os setores envolvidos para garantir o desenvolvimento real”, assinalou Geraldo Cruz.

O presidente do Conisud e prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, ressaltou que é preciso encarar o desafio de assumir os problemas regionais que travam o crescimento econômico e social da região. Ele explicou que o conceito de desenvolvimento sustentável abrange o equacionamento da dimensão econômica, social e ambiental.

As propostas tiradas no encontro vão contribuir para a mobilização das autoridades públicas e privadas que atuam nas áreas de infraestrutura, assistência social e econômica, para ações favoráveis ao desenvolvimento da região. O seminário contou com a participação de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Meio Ambiente, do Sebrae Nacional e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de autoridades e lideranças locais.