Políticas públicas para a juventude é tema de debate na região Sudoeste

Por | 6/09/2011

Acesso à cultura, condição de vida das juventudes negra, LGBT e das jovens mulheres; mundo do trabalho e educação. Estes serão os temas em discussão em mais uma atividade da série Debate & Ação, intitulado Políticas públicas para a juventude.

O evento, que acontecerá no dia 17 de setembro, das 14h às 19h, no Centro Cultural Valdelice Prass, em Embu das Artes, será transmitido ao vivo pela TV-PT na Internet, com debate on line via chat. Para participar do debate pela internet, acesse: www.geraldocruz.com.br

"A ideia é ouvir demandas e sugestões da juventude para a formulação de políticas públicas. Para tanto, vamos partir do diagnóstico da situação no estado de São Paulo e estimular a participação juvenil", explica Geraldo Cruz, para quem "a expectativa é que as contribuições estimulem proposituras no Legislativo, mas também apontem caminhos para o poder executivo, nas diferentes esferas, e provoquem a própria juventude a participar mais ativamente da vida pública".

A mobilização para a participação juvenil no evento está sendo feita diretamente nas escolas públicas de ensino médio da região Sudoeste do estado; templos de diferentes religiões, além de pontos culturais e de lazer freqüentados principalmente por jovens.

O evento está sendo organizado pelo mandato Geraldo Cruz, em parceria com o setor de juventude da Macro-Osasco do PT, e conta com o apoio dos mandatos municipais do partido na região.

"Estamos somando esforços. Juventude tem sido prioridade para diferentes administrações e mandatos do PT; agora, temos que estimular o governo do estado a assumir a responsabilidade por este segmento", afirma o deputado.

Diagnóstico

O diagnóstico da situação da juventude no estado de São Paulo será apresentado por especialistas e ativistas dos movimentos sociais. As informações embasarão os debates nos grupos de trabalho, que formularão as propostas e recomendações ao poder público.

Contribuem com o diagnóstico da situação juvenil no estado de São Paulo: