ANEEL participará do debate sobre energia em São Paulo

Geraldo Cruz Deputado Estadual

Por | 6/09/2011

O primeiro resultado prático da ida dos deputados estaduais Geraldo Cruz, Marcos Martins, José Zico Prado e Isac Reis à sede da ANEEL, em Brasília, dia 19/8, será a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (em data a ser marcada) com a presença de diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica para ouvir diretamente das prefeituras e consumidores os principais problemas enfrentados pelos maus serviços prestados pela AES Eletropaulo nos municípios em que atua.

Os deputados paulistas, juntamente com o deputado federal Vicente Cândido e assessor do também federal João Paulo, foram recebidos pelo diretor-geral da ANEEL, Nelson Hübner, e pelo diretor Romeu Donizete Rufino.

“Os representantes da ANEEL ficaram desagradavelmente surpresos com a quantidade de reclamações que nós deputados relatamos em relação à paulista Eletropaulo, assim como sobre questões relacionadas à ARSESP, agência responsável pela fiscalização dessa concessionária de serviços na área de distribuição de energia elétrica paulista”, comentou o deputado Geraldo Cruz.

A viagem a Brasília decorreu de audiência anteriormente realizada na Alesp, em 10/8, com a presença de representantes da Eletropaulo, colocados frente a frente com a população, autoridades municipais, estaduais, dirigentes das empresas reguladoras e fiscalizadoras, Procon e parlamentares. Todos, com exceção dos representantes da empresa, foram unânimes em criticar e fazer novas denúncias.

“Nesse dia decidimos marcar reunião com a diretoria da ANEEL para entregar documento (veja íntegra aqui) com os relatos do sofrimento da população com os constantes cortes de energia e as providências que julgamos necessárias para regularizar esse serviço ou que essa empresa seja reestatizada”, afirmou Geraldo Cruz.

O deputado revelou ainda ter sido providencial a ida desta comitiva a Brasília, “pois estamos na época do reajuste tarifário anual, quando a empresa apresenta à ANEEL seus números e o relatório de prestação de serviços, e agora tenho certeza de que a Eletropaulo terá seus dados esmiuçados pela agência reguladora nacional”, explicou Geraldo Cruz.

De acordo com o parlamentar, a ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo)  também será convocada a Brasília para tomar ciência dos dados constantes do documento encaminhado e dar explicações sobre sua atuação para coibir os abusos da concessionária.