Comunidade de São Vicente reivindica ensino médio

Geraldo comprometeu-se a solicitar providências da Secretaria Estadual de Educação

Por | 16/08/2011

O deputado Geraldo Cruz esteve (31/7) no bairro do Quarentenário, em São Vicente, quando ouviu da população reivindicações sobre a implantação de uma escola de ensino médio. O bairro tem 25 mil habitantes e aproximadamente 4 mil jovens, mas não conta com uma escola pública estadual para esta etapa da educação básica.

Geraldo comprometeu-se a levantar informações e solicitar providências da Secretaria Estadual de Educação, lembrando que o ensino médio, tanto do ponto de vista do acesso, quanto da qualidade, é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo governo do Estado. “Estamos falando em garantir política de educação para a juventude, condição essencial para o desenvolvimento do estado de São Paulo”, afirmou.

Governo reconhece situação alarmante das perdas salariais no ensino

O governo do Estado reconheceu que pratica uma política salarial defasada em toda a área da educação, o que ocasiona perdas para estudantes e docentes. A informação embasa a justificativa do projeto de lei complementar enviada à Alesp em 11/8, com proposta de correção salarial aos profissionais do Centro Paula Souza, que administra as Etecs e Fatecs, essência do ensino técnico estadual.

Diz o texto: “temos perdido colaboradores de uma forma que chega a ser alarmante em algumas regiões do Estado” e “na tentativa de diminuir a rotatividade hoje existente em nossos quadros pela falta de competitividade de nossos salários, às vezes inferior à metade do que pagam as demais instituições, a proposta visa corrigi-los, repondo as perdas salariais sofridas”.

Na proposta apresentada, o salário do professor iniciante de escola técnica (200 horas/mês), subirá 25%, passando de R$ 2 mil para R$ 2,5 mil.

O deputado Geraldo Cruz diz que irá se empenhar em “melhorar ainda mais essa proposta e ampliar a reposição salarial para todos os profissionais da educação estadual”.

“Nós, deputados do PT, estamos denunciando e reivindicando providências urgentes quanto à situação salarial dos profissionais da educação e agora o próprio governoreconhece que os salários defasados têm acarretado a precarização do ensino”, afirma o deputado Geraldo Cruz.