Vereadora Ná propõe incentivo municipal ao primeiro emprego

Geraldo Cruz participou da discussão sobre o estímulo à contratação de estudantes com idade entre 16 e 17 anos e desempregados de 18 a 29 anos

Por | 19/07/2011

Dezenas de jovens que estão na fila à espera de uma oportunidade de emprego, representantes de entidades, empresários e moradores de Embu das Artes participaram do seminário realizado pelo mandato da vereadora Maria Cleuza Gomes, a Ná (PT), no dia 14, na Câmara Municipal, durante a discussão sobre o projeto de lei que está tramitando na Casa, e propõe estímulo à contratação de estudantes com idade entre 16 e 17 anos e desempregados de 18 a 29 anos. O deputado Geraldo Cruz participou do seminário e destacou que é comum entre os políticos anunciar a juventude como futuro da sociedade, entretanto, ele lembrou que não há futuro sem o presente. Para ele, a iniciativa da vereadora terá um amplo alcance social.

“Os empresários que contratam jovens além de cumprir um importante papel social impedem que eles ingressem no mundo do crime que avança cada vez mais na sociedade. É melhor dar oportunidade do que se fechar em ambientes monitorados por câmeras e cheios de telas de proteção”, argumentou o deputado.

Ele criticou a ausência de políticas públicas para a juventude do governo de São Paulo, e afirmou que as propagandas oficiais enganam a população ao divulgarem políticas que não ajudam a resolver os problemas enfrentados pela juventude. Geraldo Cruz citou como exemplo a implantação da ETEC de Embu, que tem se mostrado insuficiente diante das necessidades dos jovens da região. “São apenas 200 vagas e em cursos que ainda não atendem o mercado local. Isso precisa ser melhor debatido, senão não resolve o problema da juventude na cidade e nem na região”, alfineta.

O deputado reforçou a importância dos programas Jovem Aprendiz e 1º Emprego, criados no governo do presidente Lula e que foram abraçados por empresários de todo o país, dando oportunidade de trabalho a milhões de jovens. “Quem defende a criminalização de jovens de 16 anos por que não diz que é preciso criar políticas públicas como essas para impedir o ingresso no crime?”, questionou, acrescentando que essa é uma questão que precisa ser enfrentada e debatida pelos setores da sociedade. A fim de contribuir com este debate, anunciou que seu mandato realizará, em 17/9, seminário regional sobre as políticas estaduais para a juventude.

A vereadora Ná ressaltou que o projeto visa incentivar a conquista do primeiro emprego pelos jovens que, em virtude da inexperiência, enfrentam problemas para ingressar no mercado de trabalho. Ela acredita que o incentivo proposto no Projeto de Lei  36/2010, que estabelece a dedução de impostos concedida pela prefeitura, viabilize a contratação de jovens na cidade.

Segundo o projeto de Lei, terão direito a 10% de incentivos fiscais as empresas da cidade que contratarem a partir de cinco até 15 estudantes ou jovens; de 15% às que empregarem de 16 a 30; e de 20% às que admitirem acima de 30 estudantes ou jovens.  Os descontos seriam aplicados sobre a arrecadação proveniente do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).