Idosos de Taboão da Serra apresentam reivindicações

Conselho da Pessoa Idosa e Conselho de Saúde de Taboão da Serra foram recebidos por Geraldo Cruz

Por | 19/07/2011

No último dia 5, membros do Conselho da Pessoa Idosa e do Conselho de Saúde de Taboão da Serra, reuniram-se com o deputado Geraldo Cruz para apresentar pauta de reivindicações a ser discutida com o governo estadual.

Entre as principais demandas estão o acesso ao atendimento de saúde, sobretudo nos hospitais de referência, de responsabilidade do governo estadual; e o respeito ao passe livre nos transportes públicos intermunicipais.

De acordo com o grupo, em virtude da insuficiência do número de leitos nos hospitais de referência, um dos critérios de acesso é a idade, quando as pessoas idosas são preteridas. Em relação ao transporte intermunicipal, foi denunciado que os ônibus da EMTU – Empresa Metropolitana de Transporte Urbano, não autoriza a utilização gratuita para as pessoas idosas. “Podemos utilizar gratuitamente ônibus para viajar ao interior ou para outros estados, mas temos que pagar para chegar até a rodoviária”, advertiram.

Ainda sobre o transporte, o grupo reivindicou a implantação do Bilhete Único Metropolitano, pois os municípios adotam diferentes critérios para a gratuidade do serviço. Alguns, atendendo ao Estatuto do Idoso, consideram a idade de 60 anos; outros, obedecendo à Constituição, adotam 65 anos para o respeito à gratuidade.

O deputado Geraldo Cruz comprometeu-se a fazer gestões junto ao governo estadual e à Alesp no que se refere aos serviços de responsabilidade do governo paulista, e ainda enviar moção ao Congresso Nacional para que seja compatibilizada a idade entre o texto constitucional e o Estatuto do Idoso.

Também propôs a realização de uma audiência pública para, com a presença do Executivo estadual, debater e encontrar soluções para as diferentes violações de direitos que atingem este segmento da população.