Sociedade civil pauta desenvolvimento regional na zona Sul

Por | 19/07/2011

Gestão da cidade, poder local, representatividade das lideranças regionais e a participação dos moradores nas decisões da administração pública foram alguns dos temas debatidos por moradores, lideranças e militantes das áreas de saúde e educação, durante o evento realizado pelo Fórum em Defesa da Vida no dia 9 de julho, no bairro Jardim Ângela, região da M, Boi Mirim, zona Sul da capital. O debate foi mediado pelo padre Jaime e contou com a participação do deputado estadual Geraldo Cruz e do urbanista Nabil Bonduki, que defendeu a democratização dos recursos públicos e o fortalecimento das sub-prefeituras, como forma de assegurar que os moradores das áreas mais distantes do centro sejam representados em seus anseios e demandas.

“Governo de gabinete que não ouve o povo erra. Esse modelo da prefeitura e do governo de São Paulo já mostrou que não dá certo. O processo de participação popular fazendo o debate é a melhor alternativa. Minha experiência na prefeitura de Embu, com a criação do Orçamento Particitivo, comprova que ouvir a população é fundamental para o gestor público acertar na criação de políticas públicas inclusivas”, argumentou Geraldo Cruz.

A região do M’ Boi Mirim é uma das maiores da capital e também uma das que mais sofre com a ausência de serviços públicos e políticas de inclusão do governo municipal e estadual. A região tem 700 mil habitantes e convive com a má qualidade e ausência de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, transporte, habitação  e segurança. Está localizada numa área de proteção de manancial o que acaba sendo utilizado como “desculpa” pelos gestores para ausência de investimentos públicos no local.

Atualmente, segundo os moradores, a violência e a ameaça de retirada das pessoas que vivem nas áreas de proteção de manancial são os problemas que mais afetam a população do M’ Boi Mirim. “Não dá para ignorar a realidade de quem vive em área de manancial. O governo precisa desenvolver um projeto de habitação, urbanização e regularização das moradias existentes nessas áreas. É preciso buscar o equilíbrio por que não existe população sem meio ambiente e vice-versa”, defende o deputado estadual Geraldo Cruz.

Para o deputado, uma das formas de dar voz aos anseios da comunidade na distribuição dos recursos orçamentários, é  fortalecer a representatividade da sub-prefeitura do M’Boi Mirim atrelado à escolha de líderes comunitários comprometidos com a região  para compor a mesma.  Ele afirma que no caso da região existe recursos, mas, falta vontade política.

“Aumentar a representatividade do sub-prefeito e o comprometimento com a população é uma das alternativas para aproximar a ação da sub-prefeitura dos anseios da comunidade”,

O Fórum Em Defesa da Vida visa a construção de uma sociedade justa e sustentável na cidade de São Paulo. As plenárias do fórum revelaram que a população sofre com a centralização administrativa da gestão Municipal de São Paulo. “Por essa razão o fórum propôs o debate sobre a necessidade da “descentralização de gestão. O objetivo é reunir ideias que possam  ajudar a mudar a gestão pública municipal”, salientou.

O evento aconteceu no auditório do Hospital M’ Boi Mirim, à Estrada do M’ Boi Mirim, n. 5203, Jardim Ângela.