Geraldo questiona secretário de administração penitenciária

Geraldo Cruz indagou secretário de Administração Penitenciária sobre as condições de visitas dos familiares

Por | 8/07/2011

O secretário Lourival Gomes, titular da pasta de Administração Penitenciária, participou em 29/6 de reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários na Assembleia Legislativa, para apresentar dados sobre a sua área de atuação e responder perguntas dos deputados.

Entre diversas informações prestadas, o secretário disse que a população carcerária em São Paulo aumentou 60% em dez anos: em 2001, eram 109.535 presos, dos quais cerca de 31 mil em cadeias públicas e carceragens de delegacias de polícia (sob administração da Secretaria da Segurança Pública) e 83 mil em presídios (administrados pela Secretaria da Administração Penitenciária); em dezembro de 2010, esse número chegou a 170.829 presos, sendo cerca de 7 mil em delegacias e cadeias, e 163,5 mil em presídios. A partir desses dados, fica clara, para ele, a necessidade de construção de pelo menos 16 novas unidades prisionais ao ano.

O deputado Geraldo Cruz (PT), embora não seja membro da Comissão, participou da reunião e, citando reportagem publicada no jornal Folha de Embu, em maio deste ano, indagou sobre as condições de visitas dos familiares da população carcerária. “O jornal mostrou filas e humilhações na madrugada do dia de visita no CDP de Itapecerica da Serra. Creio que esta situação seja comum a outras unidades e gostaria de saber qual a proposta da SAP para solucionar o problema”, disse.

Além dessa da visita, Geraldo Cruz fez diversos outros questionamentos sobre a condição de vida das pessoas privadas de liberdade, como o acesso à educação e ao direito de amamentação. O secretário Lourival comprometeu-se a enviar as respostas por escrito ao deputado. Veja as informações solicitadas por Geraldo Cruz.