Municípios debatem ações Municípios debatem ações regionais para melhoria da qualidade e acesso da educação

Por | 8/07/2011

A Sub-região Sudoeste, criada com a reorganização da Região Metropolitana de São Paulo, sai na frente e discute os problemas regionais em Câmaras Técnicas, organizadas pelo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo, criado em 2001, com a participação do deputado Geraldo Cruz, prefeito de Embu na época.

Na quinta-feira, 30/6, a Câmara Técnica de Educação protagonizou o Seminário de Políticas Regionais: buscando soluções para a educação, realizado em Embu das Artes, com a participação de 250 professores, gestores da educação e representantes da sociedade civil das cidades de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.

Na cerimônia de abertura o presidente do Conisud e prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, enfatizou que o consórcio “deve ser um instrumento para os educadores poderem avançar na sua cidade e na região”.

As cidades apresentaram o diagnóstico da educação em relação a alimentação, transporte e projetos pedagógicos. Reunidos em grupos, os participantes discutiram desafios regionais sobre Valorização dos Profissionais da Educação/Plano de Carreira, Plano Municipal de Educação, Alimentação Escolar, Transporte Escolar, Financiamento da Educação, a importância da Universidade Federal para a região e a relação entre os entes federados.

Na apresentação dos grupos foi evidente que os principais problemas regionais estão relacionados ao Governo Estadual.  A maioria dos municípios atende a rede estadual na alimentação e no transporte escolar, mas o repasse do governo estadual é inferior à despesa das prefeituras com os atendimentos, “há uma municipalização velada, estão empurrando para os municípios a responsabilidade pela educação de jovens e adultos e a educação especial, eles (o Estado) não assumem o seu papel”, afirmou o secretário de Educação de Taboão, José Marcos.

“Vamos propor ao governo estadual a revisão dos repasses de alimentação e transporte escolar. As cidades não são iguais, as características de cada uma delas têm de ser respeitadas, o transporte escolar em Juquitiba e São Lourenço não são os mesmos de Taboão em Embu, e isso não é contabilizado. Também vamos cobrar do Estado a ampliação e o não fechamento de vagas para o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, temos uma população com mais de 25% de jovens e temos que ter políticas públicas para a juventude, o Estado tem que cumprir seu papel”, comentou o Deputado Geraldo Cruz.

Para a Secretária de Educação de Embu, Rosimary Mendes de Matos: “ O Estado tem de respeitar os sistemas municipais. Estamos discutindo os problemas regionais e as dirigentes de ensino não estão aqui para debater e propor soluções conjuntas com os municípios.” Essa frase foi repetida pela secretária ao secretário-adjunto de Educação do Estado, João Palma Filho,  presente no Debate organizado pelo mandato do Deputado Geraldo Cruz e realizado no sábado, 2 de julho. Como resposta João Palma afirmou “sempre que me convidarem estarei presente para contribuir”. 

O mandato de Geraldo Cruz acompanha as Câmaras Técnicas do Conisud como uma forma de dialogar com a região e levar para a Assembleia e o Governo Estadual os problemas e soluções regionais, “parabenizamos os municípios do Conisud pela iniciativa e disponibilizamos o mandato como contribuição para o avanço dessa região”, afirmou Geraldo Cruz.