Estado não aloca verbas para atendimento de saúde mental

O ato público na Assembleia Legislativa, lembrando o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, recebeu o apoio da bancada do PT

Por | 24/05/2011

Na quarta-feira (18/5), organizações e ativistas de todo Estado que se engajam na luta pela reforma antimanicomial participaram de ato público na Assembleia Legislativa, lembrando o Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

O ato, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia/SP, recebeu o apoio da bancada do PT. O deputado Geraldo Cruz ressaltou a inexistência de política pública estadual para a área; que atenda tanto as pessoas que sofrem de transtornos mentais quanto seus familiares, “que sofrem, às vezes calados, situações constrangedoras e de discriminação, enquanto o Estado se omite”.

Geraldo lembrou que durante sua gestão na Prefeitura de Embu das Artes abriu o segundo Centro de Atenção Psicossocial-CAPS do Estado de São Paulo, dando liberdade aos técnicos e trabalhadores da área da saúde mental em discutir e implantar um sistema próprio de atendimento aos doentes mentais.

“O resultado é avalizado pelos próprios familiares das pessoas atendidas no CAPS com atividades pedagógicas diárias, entre outros métodos de acompanhamento, com sensíveis demonstrações de melhora do quadro clínico de todos os pacientes”, comentou o deputado, cobrando uma atuação mais consistente do Estado:

“Apenas verbas públicas federais e municipais mantêm o CAPS de Embu, sem que um único tostão seja repassado pelo governo estadual, o que acaba limitando a capacidade de ampliar e melhorar o atendimento aos doentes mentais e minimizar o sofrimento de seus familiares. Esta situação se repete em todos os municípios, por isso é imprescindível a destinação de recursos estaduais para a área”.