Folha mostra tratamento desigual no Hospital das Clínicas

Por | 17/05/2011

O deputado Geraldo Cruz enviou ao jornal Folha de S. Paulo carta elogiando reportagem publicada em 7/11. O texto demonstra a desigualdade do tratamento dispensado aos pacientes de planos de saúde em relação ao SUS.

Veja a íntegra do texto:

“Parabéns aos repórteres da Folha pela reportagem sobre os privilégios dispensados aos pacientes de convênios privados no Hospital das Clínicas (7/5, Cotidiano).

Como evidencia o texto, o governo estadual optou por colocar o equipamento público, e todo o investimento necessário para mantê-lo, a serviço dos interesses privados. Esta lógica, característica do PSDB, pode ser verificada em inúmeras outras ações da política estadual. Na Saúde, a Lei Complementar 1.131, de iniciativa do Executivo e aprovada no final de dezembro passado, acaba com a exclusividade do atendimento do SUS nas unidades públicas de saúde administradas pelas organizações sociais, permitindo que 25% das vagas sejam destinadas aos pacientes particulares ou usuários de planos de saúde.

Para inverter esta lógica, enviei ao governador do estado Indicação propondo que os hospitais privados destinem 25% de suas vagas ao SUS. Estamos aguardando sua resposta com expectativa, e esperamos que todas as pessoas e instituições que se indignaram com a reportagem pressionem para que o governo acate nossa proposta”.