Desenvolvimento da região Sudoeste é discutido em seminário

Geraldo Cruz Deputado Estadual

Por | 2/05/2011

Mais de 300 pessoas reuniram-se no dia 28/4, em Embu, para identificar desafios e propor soluções comuns aos municípios da região Sudoeste, nas áreas da educação, saúde, desenvolvimento regional e meio ambiente – saneamento e resíduos sólidos. (Conheça aqui o diagnóstico regional.)

O encontro foi organizado pelo Conisud – Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da grande São Paulo, em parceria com o mandato do deputado Geraldo Cruz. Participaram gestores e representantes da sociedade civil de Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra, São Lourenço Juquitiba e Embu-Guaçu, que constituíram Câmaras Técnicas temáticas a partir das discussões feitas em grupos de trabalho de cada uma das áreas.

Conheça a síntese das discussões e calendário de reuniões das câmaras técnicas:

O deputado Geraldo Cruz ressaltou as mudanças promovidas pelo governo Lula na legislação que regula a atuação dos consórcios entre municípios. “Até 2001 a legislação limitava a atuação, mas o governo Lula promoveu mudanças que ampliam as possibilidades de ação. Precisamos, juntos nos apropriar dessas possibilidades para melhorar a vida das pessoas da nossa região”, afirmou.

Limites e possibilidades

O prefeito Chico Brito, presidente do Conisud, salientou a importância de destinação orçamentária para as ações regionais, uma vez que os recursos dos municípios estão absolutamente comprometidos com as necessidades locais. Destacou também a importância da sociedade participar na identificação dos problemas e apresentação de propostas de superação. “As câmaras técnicas são fundamentais, pois conduzirão a atuação do Conisud”, afirmou.

O presidente da Aversud, vereador Wagner Eckstein, salientou que a articulação regional possibilitou conquistas como a implantação do campus da Universidade Federal de São Paulo e o SAMU Regional. “Entendemos que com a força da representação e da participação garantimos conquistas importantes”, afirmou.

A TV Assembleia acompanhou o seminário de políticas de desenvolvimento regional do Conisud, que irá ao ar na próxima semana no programa Agenda Especial. O dia e o horário da transmissão do programa não estavam definidos até o fechamento desta edição e, assim que anunciados, serão informados pelo portal do mandato Geraldo Cruz.