Geraldo Cruz propõe leitos privados para o SUS e novo hospital na região Sudoeste

Geraldo Cruz Deputado Estadual

Por | 2/05/2011

No último dia 28, quinta-feira, Geraldo Cruz enviou duas “Indicações” ao governo estadual  referentes à saúde. A primeira solicita que o governador inverta a lógica da Lei Complementar 1.131/10 que destina 25% dos leitos do SUS aos usuários de planos de saúde, e encaminha à Alesp projeto de transferindo 25% dos leitos dos hospitais privados para o SUS.

A segunda Indicação propõe a construção de um hospital regional em Embu, para beneficiar também as populações de Cotia, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista e Taboão da Serra.

“Indicação” é o mecanismo previsto no regimento interno da Alesp para a proposição, aos poderes do estado ou União, de medidas de interesse público que não caibam em projetos ou moções da Assembleia. Em geral são ações que dependem de dotação orçamentária específica, sendo atribuição exclusiva do Executivo.

“Atendemos às reivindicações dos movimentos de saúde da região, que conta com 609 leitos para uma população de 961.119 pessoas. Isto significa que temos 0,633 leitos por 1000 habitantes, número muito distante da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 2,5 a 3 leitos por 1000 habitantes”, afirmou o deputado Geraldo Cruz na justificativa enviada ao governador.