Políticas para atendimento aos usuários de drogas serão tema de Frente Parlamentar

Por | 11/04/2011

Falta de atendimento médico e acompanhamento psicológico, aliadas à criminalização de usuários e culpabilização das famílias. Este é o retrato do tratamento dispensado pelo governo paulista à questão das drogas em geral, e ao crack em particular, descrito por profissionais da saúde e da segurança, ativistas de direitos humanos e parlamentares durante o I Seminário paulista sobre a política de enfrentamento ao crack e outras drogas, realizado no dia 6/4, de iniciativa dos deputados petistas Donisete Braga e Enio Tatto.

As discussões apontaram possibilidades na construção de uma rede de atendimento e apoio aos usuários e suas famílias. A fim de fortalecer a mobilização em torno do tema para a proposição e implementação de políticas públicas, no Seminário foi lançada a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que conta com a participação do deputado Geraldo Cruz.

“Não é demais afirmar que o sistema penitenciário  é hoje a única política do governo do PSDB para o tratamento do uso de drogas. A conseqüência é a perda de vidas, desestruturação de famílias, aumento da criminalidade e a incrível ampliação da população carcerária”, considera o deputado.

Entre outras propostas, Geraldo aponta a necessidade de o tratamento de usuários de drogas ser incorporado como especialidade médica nos hospitais regionais, de responsabilidade do governo estadual. “Hoje se espera que as redes municipais cuidem desses casos, mas é fundamental que o governo estadual se responsabilize e garanta esta especialidade nos hospitais de referência”, afirma.