Associação de Moradores promove incentivo à leitura

Jovens leitores se reúnem em concurso literário no Engenho Velho (Embu) Galeria de Fotos

Por | 4/04/2011

Letícia, 14 anos, estudante do 9º ano da rede pública estadual está em contato com uma editora do Rio de Janeiro para publicar os contos que já divulga no Orkut. Lucas, 13, também do 9º ano, explica que leu o “Pagador de Promessas”, de Dias Gomes, depois de assistir ao filme. Diego, 14, adora livros que tratam do corpo humano. Mathias, 12, busca livros de Ruth Rocha porque adorou “Marcelo, Marmelo Martelo”; e sua colega, Vitória, também de 12 anos, sente falta da escola Iodoque Rosa porque podia “pegar livro na biblioteca” - na escola atual, a biblioteca fica fechada porque “não tem ninguém para tomar conta”.

O grupo e outras dezenas de crianças e adolescentes reuniram-se no domingo, dia 27/3, na sede da Associação de Moradores do Jd. Engenho Velho, Embu, para participar do encerramento da terceira edição do concurso de literatura promovido pela entidade. “Começamos no ano passado, com cinco inscritos; na segunda edição 12 jovens se inscreveram e hoje temos 36”, conta Nelson Teodoro Gomes, presidente da Associação, idealizador e realizador do evento.

No concurso, todos os participantes ganham presentes. Nesta edição, Vitor Gonçalves foi o vencedor na faixa de 13 a 18 anos, ao apresentar o resumo do livro “Quem mexeu no meu queijo”; e Roberta Silva, na faixa dos 7 aos 12, com a obra “O mágico de OZ”. Os dois ganharam vídeo-games, os segundos colocados foram premiados com bicicletas e todos os demais receberam bolas, bonés e outros.

O deputado Geraldo Cruz, apoiador da iniciativa, parabenizou a comunidade: “Essa é uma iniciativa que contribui com a melhoria da qualidade da educação. Num país com mais de 15 milhões de pessoas analfabetas, organizar um evento como este é sinal de sensibilidade e coragem”, afirmou.

Geraldo, que durante seus dois mandatos como prefeito priorizou a educação, destinando cerca de 28% do orçamento municipal para a área (o determinado pela legislação é 25%), lamentou a situação das bibliotecas na rede pública estadual. “É um crime deixar bibliotecas fechadas por falta de funcionários”, afirmou.

Quanto ao concurso, já se comprometeu a apoiar a próxima edição, prevista para o mês de novembro.