Dia das mulheres, luta e conscientização!

Por geraldo | 8/03/2018

Apesar de todo o simbolismo e significado histórico não podemos tratar o dia 8 de março apenas como um dia de comemoração. Pelo contrário, é uma data de reflexão e conscientização.

Conscientização de que mesmo após tantos anos, séculos de luta, as mulheres continuam sofrendo com a desigualdade imposta por uma sociedade patriarcal e machista.

As lutas das mulheres fizeram sim com que seu reconhecimento e representatividade crescesse perante a sociedade. Mas ainda está longe do ideal e por isso precisamos de muito mais conquistas, mais políticas públicas, mais educação e muito menos violência.

Sem esquecer da mulher negra, que além de lutar contra o machismo, luta também contra o racismo. É por conta do preconceito racial que ela se encontra na base da sociedade e segue tendo as piores condições na disputa por uma vaga no mercado de trabalho por exemplo.

A luta por um emprego e por igualdade de oportunidades é cada dia maior e vamos trabalhar e ter fé de que um dia todas, sem exceção, possam falar “lugar de mulher é onde ela quiser”, sabendo que isso será possível de fato.

Não podemos cair na armadilha de discursos meritocráticos, que discutem as mazelas sociais usando exemplos que não são a regra da maioria dos casos.

O genocídio e o feminicídio vem aumentando e isso é ainda mais grave com as mulheres negras, que comprovadamente morrem mais. O sistema social em que vivemos as deixa alguns passos atrasadas em relação aos direitos básicos que qualquer cidadã deve exigir.

Precisamos cada dia mais de união, e começar a construir desde agora um futuro melhor e esse futuro não pode ser liderado de maneira alguma por pessoas misóginas.

Homens, detentores de privilégios sociais que as mulheres não têm devem ter plena consciência dessa luta, pois só a união de toda a sociedade, e não apenas das mulheres, será capaz de realmente mudar o curso da história.

 

GERALDO CRUZ

DEPUTADO ESTADUAL – PT/SP