Luta pela revitalização do Teatro Solano Trindade

Por geraldo | 5/10/2017

Recentemente uma onda de solidariedade e indignação tomou conta daqueles que valorizam o papel cultural da nossa cidade de Embu das Artes.


O Teatro Solano Popular Solano Trindade, que há mais de 40 anos presta com excelência serviços ao município, como o aprimoramento de professores da Rede Municipal de Ensino com aulas de cultura afro- brasileira - Identidade Cultural Afro Brasileira (Icab), precisa de ajuda financeira para que volte a trabalhar respeitando seus profissionais e os seus usuários.


O poeta Solano Trindade, foi um dos responsáveis por Embu das Artes tornar-se pólo de referencia da cultura nacional, fundando o grupo teatral em 1936. Seu interesse pela cultura popular ia além da teoria: buscou valorizar o afrodescendente em todas as suas ações cotidianas. Preocupava-se com o que chamava de folclore, com as danças populares, reforçando sempre a importância de pesquisar a cultura nas fontes de origem, mas fincada na prática cotidiana da arte.


Este importante patrimônio da cidade passou por uma grande reformulação em 2010, que possibilitou a construção do prédio onde hoje o grupo teatral se instalou. Com isso, houve ampliação dos cursos gratuitos e o atendimento de até 600 pessoas por mês.


Porém hoje, o Teatro encontra-se em um estado lastimável de conservação carecendo urgentemente de reforma do telhado, da parte elétrica, troca de esquadrias- portas e janelas, readequação da iluminação e do sistema sonoro. Por todas essas razões solicitamos da Secretaria Estadual de Cultura maior atenção para com este importante espaço de cultura popular e democrática.