Programa Arena Livre discute o problema das enchentes na cidade de São Paulo e em sua região metropolitana

Por geraldo | 27/04/2017

O programa Arena Livre, realizado pela TV Alesp, convidou o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos para debater sobre um velho problema de São Paulo e toda sua região metropolitana: as enchentes. O deputado Geraldo Cruz (PT) participou da discussão, que teve como objetivo esclarecer os principais problemas enfrentados pela sociedade e pelos gestores públicos, assim como propor medidas que possam solucionar o desafio com o tempo.

+ Assista o programa completo aqui.

Consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente, Álvaro alertou principalmente para o mau uso dos poucos recursos que temos, já que a área florestal já é inexistente nos grandes centros e as cidades enfrentam um número maior de enchentes a cada ano.

“Antes da cidade existia um meio florestal, e a floresta retém 85% de uma chuva forte. A cidade virou o jogo, ela impermeabiliza o solo e 85% da chuva não é absorvida. Os sistemas de drenagens não dão conta", afirma Álvaro.

Para o deputado estadual Geraldo Cruz, existe um grande problema na questão do saneamento, e uma das soluções seria o investimento na conscientização da população e em sistemas de captação de água.

“Existe uma falta de vontade política na questão do saneamento que é muito grande. Tem institutos que apontam muitas soluções, mas em São Paulo a solução que se adotou foi sair de um problema construindo outro. Os piscinões não deram conta. O Governo deveria ter formas de incentivo para a população captar água”, disse Geraldo.

Durante o programa, foram discutidos propostas de projetos de lei e mudanças de postura e conscientização que poderiam servir como solução para as enchentes. Os deputados Orlando Bolçone (PSB) e Pedro Kaká (PTN) também participaram da discussão.