Geraldo Cruz participará de audiência pública sobre a Guarapiranga em Itapecerica

Por geraldo | 18/04/2017

Os deputados estaduais Enio Tatto, Geraldo Cruz e Jorge Caruso promoverão, no próximo dia 24, uma audiência pública para debater os avanços e entraves da Lei da Guarapiranga que completa 11 anos de implementação em 2017.

O evento acontecerá no auditório da sede da Prefeitura de Itapecerica da Serra, às 19h, e terá além dos três parlamentares, a participação do prefeito Jorge Costa, das secretarias de estaduais de Meio Ambiente e Saneamento e Recursos Hídricos, ecologistas e outros representantes da sociedade civil organizada como os movimentos de moradia da região.

A realização da audiência foi uma iniciativa do deputado Geraldo Cruz que, mantendo sua linha de defesa do desenvolvimento regional e da preservação do meio ambiente, convidou os demais colegas para a abertura de uma discussão profunda sobre os avanços e desafios criados pela implementação Lei Específica do Guarapiranga. “A Lei foi uma conquista para toda a região. Mas, onze anos após a sua criação, é preciso avaliar o resultado e propor novas metas, mais realistas e que permitam o desenvolvimento sustentável da região sem destruição do meio ambiente”, explicou Geraldo Cruz.

A Bacia Hidrográfica do Guarapiranga abrange, total ou parcialmente, o território dos municípios de Embu das Artes, Cotia, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e São Paulo. É a segunda maior fornecedora de água para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo e exerceu função primordial na recente crise de abastecimento.

A Guarapiranga é protegida pela Lei de Proteção aos Mananciais e Lei Específica, que definem a Área de Proteção e Recuperação da Bacia. É uma região prioritária para a Conservação da Biodiversidade. Sua conservação é fundamental para garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.