Você sabe quanto vereadores serão eleitos em Embu das Artes? Veja 13 curiosidades sobre as eleições!

Por geraldo | 15/09/2016

A cada dia que passa ficamos mais próximos do dia das eleições. Você sabe quantas vagas na Câmara Municipal serão preenchidas pelos vereadores? E por quê em Embu das Artes não existe o segundo turno das eleições? E qual a diferença de votar branco e nulo? Por isso apresentamos para você alguns fatos e curiosidades sobre as Eleições:

 

1 - EXEMPLO MUNDIAL

O sistema de Urnas Eletrônicas utilizado nas eleições no Brasil são invejados no mundo inteiro. Em alguns países, como os Estados Unidos, os votos são feitos em cédulas de papel e contados manualmente um por um, aumentando e facilitando a possibilidade de fraude no resultado, além de demorar muitas horas, às vezes dias até o resultado final. No Brasil os resultados são divulgados em poucas horas e com 100% de garantia de que não houve fraude, já que a contagem dos votos é toda computadorizada e automática.

Além das urnas eletrônicas, o Brasil implantou o sistema de identificação biométrica que fica acoplada a urna (identificação da pessoa por meio das impressões digitais). Esse sistema já está implantado em Embu das Artes e nos dá ainda mais segurança no momento da votação.

 

2 - POR QUÊ NÃO TEM SEGUNDO TURNO EM EMBU DAS ARTES

Em algumas cidades, como São Paulo e Taboão da Serra, quando nenhum dos candidatos a prefeito chega a maioridade dos votos (ou seja, 50% mais um) é feito o segundo turno, onde os dois candidatos mais votados disputam entre si. Mas isso só ocorre quando o município possui mais de 200 mil eleitores. Embu das Artes nessas eleições possui 168.051 eleitores.

 

3 - QUANTOS VEREADORES ESTÃO DISPUTANDO E QUANTOS SÃO ELEITOS?

Nessas eleições, 17 vereadores serão eleitos em Embu das Artes. O número aumentou em relação a 4 anos atrás, quando 15 foram eleitos. Para concorrer a essas 17 cadeiras na Câmara Municipal, 433 pessoas se candidataram a vereador (a) na nossa cidade. Vote nos vereadores da Coligação Para o Bem de Embu das Artes, composta pelos partidos PT, PTB, PPS, PCdoB, PROS e SOLIDARIEDADE.

Para definir o número de vereadores em cada cidade deve-se seguir duas regras. A primeira é definida pelo número de habitantes da cidade, em uma tabela de simples entendimento que pode ser conferida no site do TSE clicando aqui. Por exemplo, cidades que possuem até 15 mil habitantes podem ter no máximo 9 vereadores. Embu das Artes hoje possui 264.448 habitantes (segundo o IBGE Cidades) e de acordo com a tabela do TSE poderia ter até 21 vereadores. A segunda regra é a Lei Orgânica específica que cada cidade possui e que pode sugerir um número de vereadores diferente do indicado pela tabela com o número de habitantes. A Lei Orgânica de Embu das Artes determina que este ano 17 vereadores serão eleitos.

 

4 - QUANDO OS NOVOS VEREADORES E PREFEITO TOMAM POSSE?

No dia 1º de janeiro de 2017, a cerimônia de posse acontece na Câmara Municipal. Além da posse do prefeito, os novos 17 vereadores logo na primeira sessão votam entre eles para eleger a mesa diretora da Câmara, que é formada pelo presidente; o vice-presidente; o 1º secretário e o 2º secretário.

 

5 - DANIFICAR PROPAGANDA ELEITORAL É CRIME!

De acordo com Ministério Público Federal, é proibido durante o período eleitoral “alterar, danificar ou impedir propagandas realizadas dentro da lei” e o ato se caracteriza como crime, sendo passível de multa e detenção por até seis meses. Caso presencie o dano a propaganda, chame 190, ou faça um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Clique aqui e saiba mais.

 

6 - E SE ESTIVER VIAJANDO, COMO JUSTIFICAR A AUSÊNCIA DO VOTO?

Se você estiver fora da cidade onde vota no dia da eleição, é obrigatório justificar a ausência. Para isso é necessário apresentar o formulário preenchido corretamente com um documento de identificação oficial com foto a qualquer mesário no dia da votação, ou entregar em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor após a eleição, no prazo de 60 (sessenta) dias. Para mais informações clique aqui!

 

7 - O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NO DIA DAS ELEIÇÕES

O dia da eleição é marcado por uma série de regras e restrições que devem ser cumpridas por todos. A violação de algumas delas podem levar ao pagamento de multa ou a detenção de 6 meses a um ano. Por exemplo: É PERMITIDO levar uma cola com o número dos candidatos para a urna. Por outro lado, É PROIBIDO o uso de alto-falantes ou amplificadores de som, a realização de carreatas, o uso de celular, máquinas ou filmadoras que comprometam o sigilo do voto e também a já famosa “boca de urna”. CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NO DIA DAS ELEIÇÕES

 

8 - QUAL A VANTAGEM DE SER MESÁRIO?

O mesário é um representante da Justiça Eleitoral e que está presente na mesa receptora da sua Seção Eleitoral. Ao exercer a função de mesário a pessoa adquire os seguintes direitos: Dois dias de folga por cada dia trabalhado, incluindo os dias de treinamento; Auxílio alimentação; Preferência no desempate em alguns concursos público (se estiver previsto no edital); Utilização das horas trabalhadas como atividade curricular complementar para os mesários que forem universitários. Clique aqui e saiba mais sobre as funções dos mesários

 

9 - COMÉRCIO ABRE NO DIA DAS ELEIÇÕES?

O dia da eleição é considerado feriado nacional, mas os comércios podem funcionar, dependendo de cada estabelecimento. A decisão é tomada pelos proprietários. Mas fique atento, mesmo que você trabalhe no dia das eleições, é seu direito se ausentar para votar. Trabalhador e empregado podem combinar uma hora oportuna para exercerem o direito do voto.

 

00 - QUAL A DIFERENÇA DE VOTAR BRANCO E NULO?

Antes de tudo você precisa saber que voto branco e nulo não são válidos, e a história de que os votos em branco ou nulo vão para o candidato que está ganhando é mentira. O voto nulo é considerado uma manifestação do eleitor para anular o seu voto. Não existe uma tecla para votar nulo na Urna, para votar em nulo o eleitor precisa inserir um número de candidato que não existe, por exemplo o “00”, e apertar “Confirma”. O voto em branco indica que o eleitor não aprovou nenhum dos candidatos.

 

11 - COMO SABER ONDE VOU VOTAR?

Caso você não saiba, ou tenha esquecido o seu local de votação, existem três formas de consulta. Pela internet (acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral), pela Central de Atendimento ao Eleitor ou pessoalmente no cartório eleitoral mais próximo. Sempre disponha de algum documento em mãos, de preferência o seu título de eleitor ou RG. Para mais informações clique aqui.

Em Embu das Artes temos duas zonas eleitorais e 62 escolas para votação. A Zona 341 (localizada na rua José de Alencar, 48, Vila Salim) possui 37 escolas; já a Zona 391 (rua São Lucas, 225, Jd. Vazame) possui 25 colégios eleitorais.

 

12 - INFORMAÇÕES GERAIS

As eleições municipais vão acontecer no primeiro domingo de outubro (dia 2), das 8h às 17h. Em todos os municípios do Brasil a população vai eleger o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores da sua respectiva cidade.

 

13 - POR QUÊ VOTAR EM GERALDO CRUZ PARA PREFEITO?

Geraldo Cruz foi o melhor prefeito que Embu das Artes já teve. Eleito em 2000, ele assumiu no ano seguinte e seu ótimo trabalho foi reconhecido. A reeleição veio em 2004 e a sua gestão teve fim em 2008, quando teve 75% de aprovação.

Em seu governo, ele priorizou a participação popular por meio do “Orçamento Participativo”. Canalizou 18 córregos, asfaltou mais de 200 ruas (sendo alguns bairros inteiros), reduziu a violência, criou a GCM, praticamente acabou com o analfabetismo na cidade e melhorou o esporte, o lazer, a saúde, a educação e a inclusão social.

Agora, Geraldo Cruz quer voltar a ser prefeito, com Sargento Ruas como vice, para cuidar da cidade que ama mais uma vez, voltando a ter um governo transparente e que dê oportunidade para todos.