Comissão de artistas pede valorização da cultura popular de Embu das Artes

Por geraldo | 3/09/2016

Na última sexta-feira, 3, uma comissão de artistas se reuniram com os candidatos a prefeito e vice, Geraldo Cruz e Sargento Ruas, respectivamente, para discutir as propostas para o futuro da Cultura de Embu das Artes.

"A cultura de Embu das Artes é grande e complexa, e hoje essa cultura está sucateada. Temos que ter uma visão muito profunda de resgate a cultura popular. Temos a maior feira de artesanato do país, mas nela estão poucos artistas formados na cidade. Queremos o seu retorno, Geraldo, para podermos mudar isso", disse a ceramista Tônia do Embu, coordenadora do Memorial Sakai.

O encontro iniciou discussões de projetos que possam trabalhar a cultura e a arte não só como entretenimento, mas como formação e inclusão social, dando a oportunidade de um novo leque de formação a todas as pessoas, em especial aos jovens.

Entre algumas propostas, estão no plano o incentivo ao profissional da arte, a busca de parcerias e apoio de empresas privadas e a criação de apresentações frequentes nos três principais Centros Culturais da cidade (Valdelice - no Parque Pirajuçara -, Santo Eduardo e Mestre Assis - no Centro.)

"Queremos honrar o próprio nome da cidade, Embu "das Artes". Temos que levar os cursos para as periferias, isso também é inclusão social", disse o produtor musical Ramires Gonçalves.

O candidato a prefeito Geraldo Cruz ressaltou que o seu governo terá um olhar especial para a feira. Ele também afirmou que as áreas de cultura, educação e turismo devem trabalhar em parcerias para facilitar a conquista de apoios.

"Ainda vamos abrir muitos outros debates. É fundamental buscar a história da cidade, esse é o início de propostas. É importantíssimo pontuar todas essas questões, tem coisas que precisam ser melhor estruturadas. O poder público tem que articular a busca de apoios e fazer um trabalho integrado com outras secretarias. Nós sabemos que a cultura é um ingrediente forte de inclusão social e alternativa para o jovem", afirmou Geraldo.

E MAIS:
> Conheça as propostas de Cultura do nosso Plano de Governo
> Confira os vereadores que estão na Coligação Para o Bem de Embu das Artes

Em suas gestões como prefeito, 2001-08, Geraldo Cruz deu apoio marcante a cultura da cidade, criando equipamentos públicos como os centros culturais, o Memorial Sakai e o Teatro Solano Trindade.

Na área de cultura no Plano de Governo que foi construído pela coligação Para o Bem de Embu das Artes, estão itens como: Fortalecimento e ampliação dos cursos dos núcleos de cultura; Garantir a realização das festas tradicionais da cidade; Garantir atividades culturais permanentes nos equipamentos de cultura da cidade e etc.

A candidata a vereadora Rosângela Santos também esteve presente na reunião.