Embu das Artes: uma cidade que pratica a tolerância religiosa

Por cecilia | 20/05/2016

A intolerância religiosa é um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana. Todos nós temos direito as nossas opiniões pessoais, porém, ofender e tratar de forma diferenciada alguém apenas em função de crença ou por não ter religião, é crime inafiançável e imprescritível.

Como nos lembra Papa Francisco, “todas as religiões são verdadeiras, porque elas são verdadeiras nos corações de todos aqueles que acreditam nelas”. 

O deputado estadual, Geraldo Cruz, ao longo de sua vida tem levado estes ensinamentos por todos os espaços públicos por que passou, inclusive à frente da prefeitura de Embu das Artes. Geraldo repudia manifestações públicas de intolerância religiosa por parte da imprensa.

Nossa cidade é conhecida por sua profunda diversidade cultural e religiosa, sempre abraçando de maneira generosa todas as religiões cristãs, judaicas, espíritas e de matizes africanas. Segundo Raquel Trindade, seu pai, o poeta Solano Trindade sempre lhe ensinou: “Você tem que conhecer cultura negra e cultura branca, para ter conhecimento geral”.

O conhecimento é a estrada que nos leva à aceitação daqueles que pensam diferentes de nós. Para conhecer, é preciso jamais excluir nossos semelhantes por sua religião, é preciso conviver e amar o próximo. CB