Jardim Independência: Uma história de prosperidade e dedicação

Por geraldo | 25/04/2016

Quando chegou à cidade de Embu das Artes, Geraldo Cruz estava apenas iniciando sua carreira de marceneiro, e como tantos outros jovens trabalhadores, buscava um lugar onde estabelecer sua família com dignidade, apesar dos poucos recursos financeiros que recebia com muito esforço.

Foi no bairro do Jardim Independência que Geraldo Cruz encontrou a oportunidade de prosperar como pessoa e como cidadão. Por causa sua criação formação religiosa, logo se envolveu nos movimentos sociais do bairro, e foi formando sua visão social, de respeito às pessoas e idéias de igualdade de direitos.

Geraldo Cruz despontou como uma liderança política natural na região através de seu trabalho para regulamentação fundiária de terrenos, atuação efetiva na mobilização popular para a conquista dos sistemas de abastecimento de água e luz; construção da malha asfáltica; implementação das creches; e tantos outros avanços.

Jovem na política, Geraldo Cruz não imaginava as realizações que a vida ainda lhe reservava.

Em 1982 foi eleito vereador pela primeira vez, vitória que confirmou sua efetiva atuação nos movimentos populares. Na Câmara, destacou-se por sua postura firme na fiscalização do Poder Executivo. Participou ativamente da Lei Orgânica do Município, documento que rege todas as demais Leis municipais.

Com coragem combateu a corrupção, denunciando ao Ministério Público o mau uso do dinheiro público na chamada “farra dos congressos”, como ficou conhecido o escândalo que envolveu a Câmara de Embu das Artes e de outros municípios.

Eleito prefeito em 2000, Geraldo Cruz liderou uma verdadeira transformação social em Embu das Artes. Um dos exemplos mais significativos desta revolução foi a criação da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A presença da GCM foi um marco dos governos Geraldo Cruz, e significou a queda drástica dos índices de violência, tornando a cidade mais segura tanto para moradores, quanto para os investidores, melhorando inclusive os índices econômicos municipais

No Jardim Independência, a transformação urbana por qual passou toda a cidade significou um salto ainda maior de qualidade de vida.

O Córrego Tomaz Antonio Gonzaga, que corta o bairro, foi canalizado. A área ao seu redor foi pavimentada, recebeu projeto paisagístico, pista de ciclismo, de caminhada e iluminação. Hoje o seu entorno é usado para lazer e prática esportiva.

Outros quatro córregos da região foram canalizados, garantindo melhorias também nos índices de saúde pública, área na qual recebeu diversos prêmios estaduais e nacionais por gestão exitosa.

Quando se trata de saúde, Geraldo Cruz se lembra com orgulho da inauguração da nova Unidade de Saúde Especializada do Jd. Independência, entregue em 2008.

Somente na região, Geraldo Cruz entregou em suas gestões mais de 230 unidades de habitação, graças a parcerias com o governo estadual e Federal, como o programa “Minha Casa Minha Vida”.

Quem conhece o Geraldo Cruz, sabe que sua maior felicidade como gestor público é ter a oportunidade de realizar sonhos, principalmente aqueles que são compartilhados coletivamente, como o sonho de viver em uma cidade onde é possível morar, trabalhar, e desfrutar de momentos de lazer com a família.

Sabedor de que ainda há muito por fazer pelo bairro em que iniciou sua carreira política, Geraldo Cruz encontra-se constantemente com associações e movimentos civis para discutir problemas e soluções para o bairro. Como pré-candidato a prefeito, o deputado tem dado especial atenção a formulação de políticas públicas que tragam soluções para a qualidade do atendimento de saúde. “Tenho dito que não é mais possível que a população, muitas vezes com a saúde abalada, espere meses pelo resultado de exames simples. Precisamos resolver isto de uma vez por todas”, explicou. CB