Minha Casa Minha Vida beneficia mais 800 pessoas em Embu das Artes

Por geraldo | 25/03/2016

A prefeitura de Embu das Artes juntamente com o Governo Federal entregaram hoje 224 apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida, no Parque das Chácaras. A entrega beneficiou mais de 800 pessoas que moravam em áreas de risco.

Desde 2001 mais de 1.200 moradias foram entregues na cidade de Embu das Artes. Foram contemplados os bairros: Vista Alegre, Valo Verde, Vazame, Santo Eduardo, Jd. Castilho, Vila Bonfim, Jd. Vitória, Casa Branca, Baviera, Servidão e Parque das Chácaras.

O deputado estadual Geraldo Cruz, ainda em sua gestão de prefeito (2001-08), foi o responsável pelo início do programa Minha Casa Minha Vida em Embu das Artes, quando entregou 497 apartamentos. Ele afirma:

“Esse é um dos programas mais importantes que foi criado pelo presidente Lula e continuado pela presidente Dilma. Poucos países tem um programa social dessa dimensão. Eu me sinto uma pessoa muito feliz quando vejo famílias que nunca tiveram a oportunidade da moradia própria realizarem este sonho. Esse é o governo do PT, o governo que cria oportunidade para todos”.

Também presente no evento, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito (PT) agradeceu ao deputado estadual Geraldo Cruz pelo apoio através de emendas conquistadas para a cidade. Em seu discurso, Chico enfatizou as dificuldades vividas pelas famílias que moravam em áreas de risco e que agora, realizaram o sonho da casa própria.

Em depoimentos emocionados, os moradores agradeceram ao Governo Federal pela oportunidade de enfim ter a sua casa.

“Graças a Deus, a presidente Dilma e ao Lula, estou recebendo hoje as chaves da minha primeira casa própria”, disse a cearense Maria Dias Arruda, de 74 anos.

Já a ex-moradora do Jd. Taima, Silvana Vieira de Lucena, 40 anos, e o seu filho Richard, de 14, falaram sobre o sonho realizado.

“Um sonho né? A gente estava esperando por esse momento, demorou, mas chegou a hora. É a primeira moradia própria. De onde eu morava muita gente veio para cá também, porque onde estávamos era lugar de risco e na nossa antiga casa abriu uma cratera”, afirmou.

Estiveram presentes no evento: secretários municipais, vereadores, o vice-presidente de Governo, Paulo Galli, o superintendente regional, Antônio Ferolla Neto, o secretário estadual adjunto de habitação, Nelson Baeta e o presidente da Cohab, Gera Juncal.

Números do Minha Casa Minha Vida

Cada residencial é composto por 112 apartamentos, com área privativa de 53m², divididos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. As unidades estão avaliadas em R$ 94 mil, sendo todas adaptáveis para pessoas com deficiência.

O Programa Minha Casa Minha Vida já beneficiou mais de 10,5 milhões de pessoas, com a entrega de 2,63 milhões de moradias em todo o país. Já no estado de São Paulo, foram entregues 450,7 mil unidades, beneficiando 1,8 milhões de pessoas, segundo a assessoria da Caixa Econômica Federal.